UIL

Réplica da Torre de Pisa fará parte de Parque Temático no sul de SC

Uma réplica da Torre de Pisa será construída na cidade de Pedras Grandes, município berço da imigração italiana no Sul de Santa Catarina. Recursos na ordem de R$ 1,5 milhão serão investidos.

O monumento original, localizado em Pisa, na região da Toscana, na Itália, tem 57 metros de altura e 15 metros de diâmetro. Já a construção em solo catarinense terá 28 metros de altura e 7,5 metros de diâmetro, distribuídos em 10 andares. O projeto foi elaborado pela prefeitura e ainda prevê outras obras no entorno da réplica, que será erguida na praça central do distrito de Azambuja. O ginásio da comunidade e o primeiro cemitério dos imigrantes italianos são alguns dos espaços inclusos no pacote de obras, além de um museu virtual da colonização italiana.

O município de Pedras Grandes, localizado no Vale de Tubarão, é considerado o berço da colonização italiana no sul de Santa Catarina.

A fundação da Colônia Azambuja, atual Pedras Grandes, é o marco inicial da colonização italiana no sul de Santa Catarina. Era o ano de 1877 quando os vênetos pisaram pela primeira vez no solo que iriam colonizar. O local foi ponto de parada dos tropeiros que faziam a ligação comercial entre os campos de Lages e Tubarão. Um ano mais tarde, houve a expansão da colonização para outros locais, mas Azambuja continuou a ser o maior e principal centro receptor e distribuidor de imigrantes italianos no sul de Santa Catarina até meados da última década do século XIX.

Em 2022, o município de Pedras Grandes comemora 145 anos da imigração italiana e da fundação da Colônia Azambuja 1877. O evento acontece de 25 de abril a 1º de maio, na localidade de Azambuja. Confira aqui a programação.