UIL

Emigração italiana: novo museu inaugurado na Itália

Recém-inaugurado, o Museu Regional da Emigração Pietro Conti, em Gualdo Tadino (Perugia), na Itália, reúne documentos, imagens e histórias de todas as regiões do país, em uma viagem cujo protagonista é o emigrante italiano: as despedidas, o encontro e o embate com o país estrangeiro, a saudade, as alegrias e tristezas do quotidiano, a integração na nova realidade, as derrotas e vitórias, a comparação e reflexão com a imigração de hoje.

A iniciativa é do Centro Studi sull'Emigrazione Italiana, que em novembro passado completou 20 anos de existência. O espaço museológico foi criado para valorizar o patrimônio histórico, cultural e humano ligado ao grande êxodo migratório vivido pela Itália, a partir do final do século XIX, e que envolveu 27 milhões de pessoas, em menos de um século. 

O Museu Regional da Emigração Pietro Conti, que leva o nome do primeiro presidente da região da Úmbria, envolve o visitante numa emocionante viagem, utilizando-se de técnica de projeção de vídeo, com repertórios exclusivos da Teche Rai e da Televisione della Svizzera Italiana, composto por filmes, reportagens jornalísticas, filmes e documentários. 

Biblioteca 

A biblioteca do Museu Regional da Emigração “Pietro Conti” possui um rico acervo de livros composto por ensaios, revistas, catálogos fotográficos sobre o tema da emigração italiana no exterior. A história do século XX é contada através das ferramentas e tecnologias deste século: gravações antigas, cinejornais e documentários audiovisuais mostram-nos acontecimentos inéditos ligados à emigração italiana.

Para consultar todo o arquivo, ativar pesquisas e obter permissões de uso, é necessário entrar em contato com o Centro de Estudos em info@emigrazione.it 

Para mais informações você pode consultar o site www.emigrazione.it

Museo Regionale dell’Emigrazione “Pietro Conti”
Palazzo del Podestà – Piazza Soprammuro
06023 Gualdo Tadino (Pg)
Tel./Fax 075 9142445 / cell. +39 347 754 1791
E-mail info@emigrazione.it 

Dias e horários de funcionamento:
De quinta a domingo: 10h00 – 13h00 / 15h00 – 18h00
Dias de fechamento: 25 de dezembro, 1º de janeiro.

Ingresso inteiro: 5,00 euros
Ingresso reduzido: 3,00 euros (para visitantes de 7 a 18 anos, e universitários com carteira de identificação). 
Ingresso único: 6,00 euros (com acesso a demais museus da cidade)