UIL

As regras impostas aos italianos para a reabertura Fase 3

A chamada “Fase 3”, conforme decreto do governo Giuseppe Conte,  irá ocorrer a partir da próxima segunda-feira (15). Está prevista a reabertura de cinemas, teatros, discotecas, salas de jogos e centros de bem-estar, após três meses fechados, por conta da pandemia de coronavírus. 

As regras, com a justificativa de “proteção” ao público e operadores, estabelecem que os shows em locais fechados possam ter, no máximo, 200 pessoas, enquanto eventos ao ar livre poderão comportar até 1.000 pessoas.  Em ambos os casos, os presentes deverão garantir, pelo menos, um metro de distância, exceto aqueles que fazem parte da mesma família.

Na entrada, haverá uma medição de temperatura, enquanto os proprietários das atividades terão a obrigação - em relação à privacidade - de manter um registro de presença por, pelo menos, 14 dias. Em áreas comuns, o uso de uma máscara será obrigatório.

As mesmas regras se aplicam às discotecas. Dançar em ambientes fechados implicará na utilização de máscara. O consumo de bebidas no balcão não será permitido e a distância deverá ser respeitada. O serviço de bengaleiro será oferecido, mas as roupas deverão ser colocadas em sacos especiais.

Nos centros de bem-estar a distância a ser respeitada será de dois metros e ambientes quentes e úmidos, como a sauna, não poderão ser utilizados, a não ser que mediante reserva e com uso exclusivo. As salas de jogos e bingos deverão ter as suas superfícies, como balcões,  higienizadas, após cada uso único e, se houver objetos que não possam ser esterilizados, eles não poderão ser utilizados.

Congressos e feiras também deverão respeitar as regras de distanciamento e ser organizados levando em consideração a capacidade dos espaços escolhidos, enquanto os usuários e a equipe de assistência serão obrigados a usar a máscara.

Além disso, a partir de 15 de junho, as fronteiras italianas irão reabrir e, em princípio, de todo o espaço Schengen e de países da União Europeia, embora com limitações. Por exemplo, a Áustria e a Grécia estudam não receber, pelo menos no início, os cidadãos oriundos das áreas mais afetadas pela pandemia, como Itália e Espanha. Por esse motivo, antes de reservar uma viagem para fora da Itália, é aconselhável perguntar sobre possíveis limitações por parte do país de destino.