UIL

Os nomes italianos preferidos na Itália

Os nomes italianos, masculino e feminino, preferidos na Itália, segundo pesquisa realizada pelo istituto Nazionale di Statistica (ISTAT), no ano de 2018, são Leonardo e Sofia.

Em todo o país, o nome Francesco caiu para a segunda colocação, após 17 anos ocupando o primeiro lugar. Na terceira posição, mantém-se de forma estável o nome Alessandro. Como no ano passado, o ranking dos três primeiros nomes femininos permanece inalterado: Sofia, Giulia e Aurora.

Embora existam quase 29.000 nomes italianos diferentes para homens e mais de 27.000 para mulheres, a distribuição do número de crianças de acordo com o nome revela uma alta concentração em torno dos primeiros 30 mais procurados, em ordem de frequência, que juntos cobrem quase 45% de todos os nomes atribuídos a meninos e mais de 38% dos nomes dedicados a meninas. Embora a escolha do nome esteja parcialmente ligada à cultura, religião (nomes de santos, patronos) e tradições enraizadas em territórios individuais, a concentração de nomes ainda é muito forte.

Leonardo atinge o recorde em 14 regiões: todas no Centro-Norte, com exceção da província autônoma de Bolzano, onde se destaca o nome Elias, bem como em Abruzzo e Sardenha. No nível regional, o nome Francesco ocupa o primeiro lugar em apenas quatro regiões italianas, todas do Sul (Molise, Puglia, Basilicata e Calabria). Alessandro, por outro lado, ocupa a terceira posição nacional, não é primeira em nenhuma região. Giuseppe continua se destacando na Sicília e Antonio na Campânia. Para as meninas, com exceção da província autônoma de Bolzano, onde o nome Emma se destaca, os mesmos três nomes do pódio nacional são encontrados em todas as realidades locais. Sofia é confirmada em primeiro lugar em dez regiões do Centro-Norte, em Basilicata (empatada com Giulia) e na Calábria. Aurora, estável em terceiro lugar na classificação em relação ao ano passado, destaca-se em Marche e em quatro regiões do Sul (Abruzzo, Molise, Campania e Sardenha). O nome Giulia, também estável em segundo lugar, volta ao topo da lista no Lazio, na Puglia e Sicilia.

Veja, a seguir, os nomes italianos considerados mais bonitos na Itália, em 2018: 

Masculinos

1 Leonardo  
2 Francesco     
3 Alessandro     
4 Lorenzo    
5 Mattia             
6 Andrea                 
7 Gabriele             
8 Riccardo                 
9 Tommaso                 
10 Edoardo                 
11 Matteo                     
12 Giuseppe             
13 Nicolo'             
14 Antonio                 
15 Federico             
16 Diego                 
17 Davide                 
18 Giovanni             
19 Christian             
20 Pietro                 

Femininos

1 Sofia    
2 Giulia
3 Aurora
4  Alice
5 Ginevra    
6 Emma
7 Giorgia    
8 Greta
9 Beatrice
10 Anna
11 Martina
12 Chiara    
13 Vittoria    
14 Sara
15 Nicole    
16 Matilde    
17 Bianca    
18 Ludovica    
19 Camilla    
20 Gaia