Facebook

Jornada Nacional do Dialeto e das Línguas Locais

A preservação e difusão da cultura local e dos diferentes dialetos falados no país é o objetivo da Giornata Nazionale del Dialetto e delle Lingue Locali,  evento realizado, anualmente, no dia 17 de janeiro, em todas as regiões da Itália. A promoção é da Unione Nazionale Pro Loco D'Italia (UNPLI).

No dia 17 de janeiro de cada ano, todos os Pro Locos são convidados a incluir em seus eventos um pequeno espaço para recordar a importância das línguas e dialetos locais. Durante os meses de janeiro e fevereiro, os eventos ocorrem em centenas de locais italianos que participam da iniciativa. A primeira edição ocorreu em janeiro de 2013.

Os eventos

São esperados mais de 100 eventos, promovidos pelas associações Pro Loco, administrações municipais e centros de estudos, distribuídas em todo o país.  As iniciativas, sempre alusivas à promoção do dialeto e língua local, têm, entre outras, apresentações teatrais, lançamentos de livros em dialeto, leituras públicas de poemas e provérbios, missas no idioma local, desfiles e procissões, conferências e exibição de registros feitos em áudio e vídeo.

Acesse a programação dos eventos, nas diferentes regiões da Itália, clicando aqui

DNA dos territórios

"O dialeto e os idiomas locais compõem o DNA dos territórios, preservando e transmitindo sua história e tradições", diz o presidente da União Nacional Pro Loco d'Italia, Antonino La Spina. “Um patrimônio cultural intangível que os voluntários do Pro Loco recuperam, preservam e transmitem com ações, projetos e iniciativas periódicas. Atenção testemunhada e reforçada pelos muitos e variados eventos organizados por ocasião do Dia Nacional do Dialeto ", complementa.

A atenção constante da Unpli para a proteção e difusão de dialetos também é implementada com o lançamento de projetos, tais como o arquivo on-line dos dialetos (hospedado no canal "Memória Imaterial" do youtube https://www.youtube.com/channel/UCqgU4x6uoP6liqT5vGzB_ZA ), que a Unpli está realizando graças às iniciativas de proteção e aprimoramento de heranças culturais intangíveis, após o credenciamento feito junto à UNESCO.

UNPLI

A União Nacional da Pro Loco d'Italia (UNPLI), com mais de 6.200 associações Pro Loco registradas, é o único ponto de referência nacional para essas associações (a primeira nasceu em 1881) que conta com um total de cerca de 600.000 membros. 

A rede associativa, fundada em 1962, está estruturada em comitês regionais, provinciais e de áreas presentes em todo o território nacional. É dirigido por um conselho nacional representando o Pro Loco de cada região italiana. 

Pro Loco

O Pro Loco são associações sem fins lucrativos, formadas por voluntários comprometidos com a promoção do local, a descoberta e a proteção das tradições locais, para melhorar a qualidade de vida de quem mora lá, para aprimorar os produtos e as belezas do território.

Os Pro Locos organizam eventos nos campos cultural, histórico, ambiental, folclórico, gastronômico e esportivo. Eles são um ponto de referência para os habitantes e para os visitantes de uma localidade.