UIL

2º Curso Avançado de Cidadania Italiana: Inscrições abertas

Os principais temas da atualidade, ligados ao reconhecimento da cidadania iure sanguinis, à luz do ordenamento jurídico italiano. Vagas limitadas. 100% grátis.

Idealizado pelo advogado ítalo-brasileiro Luiz Scarpelli, o evento aborda os principais temas da atualidade, ligados ao reconhecimento da cidadania iure sanguinis, à luz do ordenamento jurídico italiano. O curso, na modalidade online, é composto por cinco palestras ministradas por quatro advogados e um genealogista, todos especialistas no assunto. O encontro é privado, acessível pela plataforma Zoom e irá ocorrer no dia 6 de junho de 2021 (domingo), das 10h às 18h (horário do Brasil). As vagas são limitadas.  

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando no link abaixo:

 https://advscarpelli.it/corso-avanzato-di-cittadinanza-italiana-iuri-sanguinis

A iniciativa promete repetir o êxito da primeira edição que, embora tenha sido realizada no domingo de Páscoa (04/04/2021), teve a presença de 175 famílias, ao longo das nove horas de transmissão.  Além de Luiz Scarpelli, foram palestrantes a advogada italiana Concetta Manfra, os advogados Juliana Cruz e Rodrigo De Biasi e o genealogista Flávio Scarpelli

As apresentações trataram desde aspectos históricos da cidadania italiana - a formação do Reino da Itália, os conceitos ius soli e iure sanguinis e o surgimento da cittadinanza italiana; a Grande Naturalização (Decreto Imperial de 1889 no Brasil) e o reconhecimento tardio de paternidade - até as normas jurídicas italianas relativas ao processo judicial – a documentação exigida, o tempo de tramitação e a jurisprudência no Tribunal Civil de Roma para a cidadania pela via paterna e materna judicial; a perspectiva de abertura da via Trentina judicial; a reconstrução judicial de certidões na Itália; o direito à cidadania pela via judicial de filhos adotados, na menor e na maior idade. Também foram discutidos no encontro, a retificação administrativa e judicial e a reconstrução judicial de certidões no Brasil. Em matéria de genealogia houve uma ampla explanação sobre o tema, que percorreu todas as etapas da montagem da pasta de documentos obrigatórios para o processo de cidadania italiana, além de esclarecer tópicos sobre a tradução juramentada, a Convenção da Apostila da Haia no Brasil, o Certificado de não naturalização (CNN) e o Certificado positivo de naturalização (CPN). 

Advogada Juliana Cruz,  o genealogista Flávio Scarpelli e o advogado Rodrigo De Biasi 

Um dos momentos altos do evento foi a explanação sobre as medidas legais preventivas e corretivas, aplicáveis à contratação de serviços de assessoria de cidadania italiana previstos na Legislação Brasileira: Contrato x negócio jurídico; aplicação do Direito Civil brasileiro nos contratos de prestação de serviços de assessoria; requisitos legais da validade e eficácia de um contrato no Brasil, segundo o Código Civil Brasileiro; erro, dolo e coação na formação da vontade contratual; causas de nulidade e invalidação de um contrato de assessoria para cidadania italiana; aplicação do Código de Defesa do Consumidor e possíveis crimes advindos na má prestação de serviços nos contratos de assessoria assinados no Brasil, em processos administrativos de cidadania italiana realizados na Itália. Ao término, ocorreu o sorteio de um processo judicial na Itália, sem pagamento de honorários advocatícios (salvo despesas), a ser ajuizado perante o Tribunal Ordinário de Roma para a família de um dos participantes do curso.

Conhecimento jurídico de qualidade e de graça

Segundo o advogado Luiz Scarpelli, organizador do evento, o que os “coiotes” vendem e ensinam errado, a Corrente do Bem, com o apoio de seus parceiros, ensina com qualidade e de graça: "O meu compromisso é com os cidadãos ítalo-descendentes, pessoas de bem que querem reconhecer a cidadania italiana dentro da lei. Foi uma verdadeira overdose de conhecimento jurídico técnico à luz do ordenamento jurídico italiano. Destruímos todas as fake news do crime organizado. Foram quase 12 horas de palestras, abrimos espaço para as pessoas fazerem perguntas ao vivo, direto aos convidados. O nosso curso já é uma revolução no mundo da cidadania italiana”, comemora. “Na próxima edição, nós vamos atualizar algumas informações, de acordo com as perguntas que foram feitas, respostas que foram respondidas, debates que surgiram ao longo do curso, ou seja, a segunda edição promete ainda mais. Se você quer saber tudo sobre cidadania italiana, não compre curso de ninguém, venha para a Corrente do Bem. Faça a sua inscrição agora, gratuitamente”, complementa Scarpelli.

2º Corso Avanzato di Cittadinanza Italiana iure sanguinis

Data: 06/06/2021
Horário: das 10h às 18h (horário do Brasil)
Modalidade online – plataforma Zoom 
Inscrições gratuitas – vagas limitadas

O curso é aberto a um número limitado de participantes. O programa inclui cinco aulas (palestras), um intervalo de descanso de 60 minutos para o almoço e quatro intervalos de 15 minutos para o café.

Faça aqui a inscrição e garanta a sua vaga

Palestrantes 

DR. LUIZ SCARPELLI

Advogado e cidadão ítalo-brasileiro com atuação em cidadania italiana para cidadãos de origem italiana nascidos no exterior (Brasil, Argentina e Estados Unidos) e Direito da imigração. Inscrito no Brasil nos Conselhos da Ordem dos Advogados de MG, SP, RJ, ES e GO. Membro e jurista do IAMG – Instituto dos Advogados de Minas Gerais, Brasil. Na Europa é Membro do Council of Bars and Law Societies of Europe. Na Itália é avvocato stabilito inscrito nell’Albo dell’Ordine Degli Avvocati di Roma, nell’Albo del Consiglio Nazionale Forense di Italia e Mestre em Direito pela Università Sapienza di Roma. Em Portugal é advogado inscrito no Conselho de Coimbra da Ordem dos Advogados Portugueses. Idealizador e fundador do canal da #correntedoBem no YouTube, orienta milhares de pessoas gratuitamente todos os dias e denuncia o crime organizado, as máfias de assessores e os coyotes que atuam na ilegalidade no mundo da Cidadania Italiana.

DRA. CONCETTA MANFRA

Advogada italiana especializada em Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Público e Cittadinanza Italiana. Inscrita na Ordem dos Advogados de Salerno, na Itália, atua como avvocato há mais de 25 anos.

DR. FLÁVIO SCARPELLI

Empresário, cidadão italiano e fundador da empresa Origem Genealogia, especialista em montagem de pastas de documentos para processos judiciais de reconhecimento de cidadania italiana iure sanguinis perante o Tribunal Ordinário de Roma e apoiador da #correntedobem no YouTube.

DRA. JULIANE CRUZ

Advogada especialista em Direito Civil e Direito Público, e em matéria de Cidadania Italiana especialista em processos administrativos e judiciais de reconstrução e de retificação de certidões no Brasil, em qualquer estado-membro do país, apoiadora da #correntedobem no YouTube.

DR. RODRIGO DEBIASI

Advogado e cidadão italiano especialista em Direito Civil, Direito Tributário e Direito Criminal, e em matéria de Cidadania Italiana defensor legal no Brasil de vítimas de golpes praticados por coyotes e pela “máfia da cidadania italiana”, em qualquer estado-membro do país, apoiador incondicional da #correntedobem no YouTube e co-autor junto com o Adv. Luiz Scarpelli de inúmeras denúncias formais no Brasil e pedidos de investigação contra o crime organizado na cidadania italiana.