UIL

Papa Francisco deverá passar por cirurgia urgente

"Uma cirurgia urgente" para o Papa Francisco. A notícia foi divulgada pela publicação web Dagospia, que fala em intervenção para resolver problemas de locomoção. Com efeito, o chefe da Santa Sé sofre há algum tempo de "dores agudas" causadas pelo nervo ciático. É o que confirma o semanário espanhol Vida Nueva, do qual o Pontífice - recorda Dago - é um leitor ávido.

A intervenção teria obrigado Bergoglio a cancelar todos os compromissos. Inclusive, a audiência com o corpo diplomático no Vaticano. As dores obrigaram o Papa a renunciar à presidência da Missa dominical da Palavra de Deus no dia 24 de janeiro. Em seu lugar, o Arcebispo Fisichella. Mas não foi a primeira vez. A ciática também atingiu o Papa em 31 de dezembro e 1º de janeiro. Tanto é assim, mesmo neste caso, que foi impedido de celebrar o Te Deum e a Missa no primeiro dia de 2021.

Bergoglio sofre de ciática há muito tempo e periodicamente, a conselho de seu médico, faz massagens e injeções para aliviar as dores na perna. Em 2007, lembra Adnkronos, quando o então cardeal e arcebispo de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio veio a Roma para participar de um Sínodo dos Bispos, ele foi visitar o fisiatra romano da Universidade La Sapienza, Valter Santilli, especializado em reabilitação. Daí a necessidade de se curar de uma vez por todas. (Fonte: Libero Quotidiano - Leia aqui a matéria em italiano)