UIL

Carnaval de Veneza festeja 115 anos de Bento

Uma apresentação do carnaval de Veneza e Beluno, na Via Del Vino, no próximo dia 11, será o ponto culminante das comemorações dos 115 anos de emancipação política do município de Bento Gonçalves.  Uma das regiões mais tradicionais da cultura ítalo-brasileira no Rio Grande do Sul,a antiga Colônia Dona Isabel foi desmembrada do município de Montenegro pelo Ato 474, de 11 de outubro de 1890, assinado por Cândido Costa. O nome  do novo município foi  uma homenagem ao general Bento Gonçalves da Silva, chefe da Revolução Farroupilha, ocorrida no Estado, em 1835.

A Semana de Bento inicia nesta terça-feira (04), às 19h30min, no Salão Nobre da prefeitura, com a apresentação dos corais Bentogonçalvense e da Fundação Casa de Artes, além da orquestra municipal de Teutônia. Ao longo dos oito dias de festividades ocorrerá a  Exposição Valores da Nossa Terra, que terá a participação dos diversos distritos do município  com bandas, corais, grupos de danças, e comercialização  produtos coloniais. Também na Via Del Vino, a exposição começa nesta terça com os representantes do Vale dos Vinhedos.

A Prefeitura, que tem à frente o prefeito Alcindo Gabrielli, recebeu uma iluminação especial. Durante a Semana de Bento haverá ainda a inauguração de um  monumento em homenagem aos imigrantes italianos e do  cercamento da Reserva Biológica do Planalto.

Criada em 1870, a Colônia Dona Isabel  já era conhecida por Região da Cruzinha, devido a uma cruz rústica, cravada sobre a sepultura de um possível tropeiro ou traçador de lotes coloniais. Era período do escambo, da troca de mercadoria por mercadoria. A Colônia Dona Isabel sediava um pequeno comércio, onde os tropeiros faziam paradas para descanso.

Em 24 de dezembro de 1875, os núcleos do Planalto começaram a receber novos imigrantes e, em março de 1876, o Presidente do Estado, José Antonio de Azevedo Castro, anunciava a existência de 348 lotes, medidos e demarcados, com uma população de 790 pessoas, das quais  729 italianos. Na mesma data, outros europeus, vindos do Tirol Austríaco e Vêneto, chegaram à esplanada, local onde atualmente está situada a Igreja Matriz Cristo Rei.

Em 1967, Bento Gonçalves passa por uma grande transformação. Com a colaboração de lideranças e da comunidade, surge a I FENAVINHO. O município foi visitado pela primeira vez por um Presidente da República e o seu principal produto passa a ser divulgado em todo o Brasil, tornando a cidade conhecida nacional e internacionalmente.

O município descobre a sua vocação para o turismo de negócios e começa a sediar eventos de grande porte. Seu parque de exposições é o segundo da América Latina. Bento Gonçalves é sede de eventos como MOVELSUL, FIMMA, Vino Brasil, Avaliação Nacional de Vinhos, FENAVINHO e Expobento.