UIL

Dia Estadual do Vinho: governadora recebe homenagem por apoio ao setor

A governadora Yeda Crusius participou, na manhã deste domingo (7), das comemorações ao Dia Estadual do Vinho, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Desde o dia 3 de junho, 38 vinícolas oferecem degustação de vinho, espumantes e suco de uva e vendem seus produtos a preços promocionais. "Estamos mostrando para o Brasil inteiro a firmeza e a pujança de um setor que soube enfrentar seus desafios e a concorrência internacional, que não é pequena", disse Yeda.

Homenageada com a Comenda Amigo do Vinho, concedida a personalidades que trabalham pelo desenvolvimento e o reconhecimento da vitivinicultura gaúcha, Yeda afirmou que o governo do Estado está ao lado de quem trabalha, de quem produz e de quem valoriza e difunde a cultura gaúcha. "O nosso governo se associa aos sentimentos que ajudaram a compor a própria identidade gaúcha. Qem governa precisa agir, e isso é o que mais temos feito", afirmou.

Para fortalecer o setor vitivinícola, o governo gaúcho promove arranjos produtivos locais e incentiva a participação em feiras nacionais e internacionais. "Na área do vinho, em julho de 2007, encaminhei à Assembleia Legislativa - com aprovação unânime -, um projeto de lei autorizando o repasse de 25% dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (o Fundovitis) para o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Atendemos, naquele momento, uma reivindicação histórica de toda a cadeia produtiva", enfatizou Yeda.

Em 2007, para utilização em 2008, foram liberados R$ 2,99 milhões gerados pela taxa recolhida junto às vinícolas, de acordo com o volume de uva industrializado. O recolhimento foi creditado no ICMS. Em dezembro do ano passado, a governadora assinou um convênio que repassa R$ 4 milhões para o Ibravin utilizar em 2009. "E, mesmo com a crise, o compromisso assumido está sendo cumprido. Nas lutas nacionais, igualmente, o setor já sabe: também pode contar comigo e com o nosso governo", reforçou a governadora.

No evento, houve a encenação simbólica da chegada dos imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, com bênção do pão e do vinho pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings. Em 2008, 23 mil garrafas foram comercializadas na feira. A expectativa para este ano é aumentar o desempenho em 50%