UIL

Investimento italiano no Brasil cresce em 2007

A Itália investiu 200 milhões de euros no Brasil em 2007. É o que revelam dados divulgados pela União Européia no início desta semana. Segundo o comunicado, o FDI (Investimento estrangeiro direto) das 27 nações da União em países que não pertencem ao grupo cresceu cerca de 53%, registrando um incremento de 265 bilhões de euros para 420 bi em 2007. Já o investimento no sentido inverso - realizado pelos demais países em solo europeu - galgou um aumento de 89%, totalizando 319 bilhões no último ano.

A Itália se destaca como um dos maiores investidores intra União Européia, totalizando 63.9 bilhões de euros direcionados aos demais países do grupo, soma inferior apenas à cifra francesa, que atinge 124 bilhões. O país mediterrâneo recebeu, ainda, um total de 22.7 bilhões de euros em investimento estrangeiro, dos quais 22.1bi remetem a recursos provindos das outras nações européias. O crescimento do investimento italiano no Brasil é signifcativo, uma vez que, em 2006, a cifra não passou da casa dos 100 milhões.

O título de maior fonte de investimentos estrangeiros na União Européia permanece com os Estados Unidos, com 145 bilhões, um aumento de quase 100% em relação a 2006. O relatório aponta que o fluxo com a China, um dos maiores mercados financeiros do mundo, permanece modesto frente ao potencial das relações comerciais; os países da União Européia investiram 2 bilhões da China, enquanto esta depositou 1 bilhão em recursos na União. A Itália é responsável por boa parte da cifra, respondendo por 400 milhões em recursos destinados ao país do país do leste asiático.