Festival de Cinema de Veneza blindado contra terrorismo
O Festival de Cinema de Veneza deste ano se anuncia como o mais vigiado da sua história. Blindado, inevitavelmente, pelas ordens de encontrar o melhor acordo possível entre as exigências de segurança e a serenidade do clima da mostra. O evento acontece de 31 de agosto a 10 de setembro.
Toda a área do Festival, entre o Palácio do Cinema, Palagalileo e o Casino, será delimitada por barreiras e acessível ao público apenas através de cinco portões, cada uma aparelhada com detectores de metais.
Banidas, portanto, destas barreiras, todas as mochilas e bolsas maiores de um determinado tamanho, e quem não quiser deixá-las em casa deverá deixar em um depósito fora da área vigiada. Os credenciados e funcionários do Festival terão vias de acesso exclusivas para garantir a rapidez das operações de controle. Automóveis estarão proibidos de circular em toda a "zona vermelha" do Festival.
Centenas de homens das forças de segurança, uniformizados e à paisana, estarão vigiando os pontos mais sensíveis do Festival e do Lido 24 horas por dia. Os hotéis que hospedarão as estrelas internacionais também vão receber um esquema especial de segurança da polícia italiana.
Não faltarão também os típicos atiradores de elite, espalhados pelos telhados dos prédios nos eventos de maior risco, e ainda mais cuidadosas serão as inspeções nas salas de exibição antes e depois da cada projeção.
"Ficamos muito satisfeitos com o plano realizado em plena acordo com a polícia italiana, pois conseguimos tornar o projeto parte integrante da organização e dos preparativos, de modo a não alterar a estrutura do Festival e torná-la acolhedora e cenográfica", observa o presidente da Bienal de Veneza, Davide Croff, que também será responsável pelas estruturas de segurança.
Notícias Relacionadas