UIL

Presença da Emilia-Romagna no Brasil é tema de exposição virtual

No Dia do Imigrante Italiano no Brasil, será divulgado o link para a entrada gratuita na mostra virtual.

O Circolo Emilia-Romagna de São Paulo, por ocasião do Dia Nacional do Imigrante Italiano, comemorado no próximo dia 21 de fevereiro, irá inaugurar a exposição virtual “A Presença Emiliano-Romagnola no Brasil”. O evento presencial será realizado às 19h30 (horário de Brasília), no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro (Rua Frei Caneca, 1071, São Paulo). O link para ingressar na mostra virtual poderá ser conferido aqui

A Emilia-Romagna, localizada no norte da Itália, é uma das regiões com mais alto grau de competitividade da Europa.  Ela é composta pelas províncias de Piacenza, Parma, Reggio Emilia, Modena, Bologna, Ferrara, Ravenna, Forlì-Cesena e Rimini.

A exposição celebra as conexões históricas e culturais entre a Emilia-Romagna e o Brasil, destacando a rica contribuição dos imigrantes e empresas da região para diversas esferas da sociedade brasileira. Apesar do encerramento oficial das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, a iniciativa marca o fim de um ciclo de 12 meses de comemorações.

A exposição virtual explora de forma diferentes aspectos da presença da Emilia-Romagna no Brasil, com especial atenção aos resultados inéditos de uma pesquisa com moradores da região que vivem no Brasil, mapeando onde estão, o que fazem, seus vínculos com sua terra natal e seus desejos. Além disso, serão enfocados curiosidades sobre o patrimônio cultural e histórico, desde a gastronomia até as tradições esportivas, artísticas e empresariais; relatos históricos que trazem à tona a trajetória de famílias e associações, bem como suas influências no desenvolvimento do país. Também integram a mostra entrevistas com professores universitários que compartilham informações históricas e estatísticas sobre suas experiências de emigração antes de partir para o Brasil.

“A página da exposição foi desenvolvida como uma plataforma dinâmica, semelhante a um museu virtual, que permite atualizações contínuas com novas ‘obras’ durante todo o período da exposição”, comenta Eduardo Zampar Morelli , presidente do Circolo Emilia-Romagna de São Paulo. 

O projeto é realizado pelo Circolo Emilia-Romagna de São Paulo, com o apoio da Consulta degli Emiliano-Romagnoli nel Mondo e outras associações da Emilia-Romagna que participaram do projeto, juntamente com instituições que promovem a valorização da cultura italiana no Brasil.

A participação no evento de inauguração é gratuita e aberta ao público, mediante confirmação de presença até 19 de fevereiro, por e-mail para: circolo@emiliaromagnasp.com.