UIL

Italianos criam motocicleta para homenagear Ayrton Senna: a F4 1000 Senna

A diretoria, técnicos, planejadores, designers da MV Agusta, uma tradicional empresa italiana fabricante de motocicletas, passaram, por um bom período, meditando para encontrar algo que marcasse o transcurso dos seus 60 anos de existência. Teria de ser algo que abrangesse uma série de premissas e conceitos indissociáveis da marca: qualidade, tecnologia de última geração, ousadia, destemor, capacidade de superar os mais inesperados obstáculos, competência à toda prova. De repente, surge a idéia. Construir um novo modelo de motocicleta que levasse o nome e homenageasse aquele que é considerado um dos melhores, senão o melhor, piloto de fórmula 1: Ayrton Senna.

Nada mais poderia ser tão representativo em termos de associação de marcas. E com uma vantagem a mais: a MV Agusta estaria inserindo no bojo desse projeto valores não palpáveis, porém integrantes da personalidade de Ayrton Senna: simplicidade, coragem, determinação, carisma. Por isso, surgiu a F4 1000 Senna. A especialidade de Senna não eram as motos. Era um piloto de carros. Muitos profissionais do motociclismo, ou do âmbito da velocidade, que marcaram e marcam época, poderiam ter sido  lembrados. Mas a definição por Ayrton talvez esteja relacionada às suas qualificações como profissional e ser humano: um homem completo. Com personalidade e caráter.

A F4 1000 Senna será apresentada a partir desta terça-feira (15) até o dia 20, durante a 63a edição da Exposição Internaciona de Motocicletas de Milão. A motocicleta terá, na verdade, uma edição limitada de 300 unidades. Sua criação foi viabilizada a partir de entendimentos com o Instituto Ayrton Senna, que vai receber uma porcentagem do valor das vendas e reverter a verba para assistência a jovens brasileiros carentes.