Italianos visitam e elogiam projetos da Prefeitura de BH
Os visitantes italianos que participaram do II Fórum da Cooperação Descentralizada Itália-Brasil, organizado pelas prefeituras de Belo Horizonte e de Turim, conheceram os programas e projetos que Belo Horizonte apresentou durante o encontro. Foram oferecidos três roteiros: um de Políticas Habitacionais , um de Infância, Juventude e Direitos da Mulher e outro que mostrava a Gestão de Resíduos Sólidos e Mobilidade Urbana. A visita marcou o fim do encontro que aprofundou as relações entre os dois países.
Os membros do grupo de trabalho "Direitos das Mulheres' fizeram uma visita técnica ao Centro de Capacitação Profissional Qualificarte, que fica na Avenida Amazonas , 5801, Gameleira. O espaço oferece formação profissional em áreas como a produção de salgados e curso de cabeleireiro, aliados a temas de cidadania, formando cerca de 280 pessoas por ano. Treze ex-alunos que agora formam o grupo Caminho do Sabor , que aceita encomendas para confecção de salgados para festas, receberam os convidados e contaram suas experiências. O roteiro também incluiu a visita a casas de abrigos de menores e o Benvinda, centro de apoio e proteção à mulher que sofreu violência .
Os visitantes elogiaram o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, principalmente o Orçamento Participativo, cujas obras eles puderam ver de perto ao longo do passeio . Aurora Tesio, secretária de Igualdade e Relações Internacionais da Província de Turim considerou que o Brasil, em especial Belo Horizonte, está avançado em áreas como inclusão social, étnica e cuidados com a gravidez precoce. Segundo ela, essas experiências podem contribuir na formulação de políticas femininas e de interação com os 170 grupos étnicos existentes em Turim, por exemplo. Por isso, ela diz, a cidade está formalizando a parceria com Belo Horizonte e brevemente se tornará sua cidade-irmã, facilitando trocas de informações e parcerias. Outra possibilidade de trabalho cooperativo na área é a repressão à prostituição infantil, um problema que afeta os dois países.
Notícias Relacionadas