UIL

14 de junho de 1985: Firmado o Acordo de Schengen

O Acordo Schengen teve início em 1985, quando cinco Estados‑Membros da União Europeia decidiram suprimir os controles nas suas fronteiras internas — assim nasceu o Espaço Schengen.

Os chamados "acordos de Schengen" para a livre circulação de pessoas dentro das fronteiras europeias foram firmados na localidade de Schengen, em Luxemburgo. Inicialmente, apenas cinco estados aderiram: Bélgica, França, Luxemburgo, Alemanha e Holanda. Os acordos foram,  posteriormente, estendidos a todos os outros estados da União Europeia, com exceção do Reino Unido e da Irlanda. Os estados terceiros, que não fazem parte da UE, que aderiram ao acordo de Schengen são Islândia, Noruega e Suíça.

O Espaço Schengen é um espaço que compreende 26 países europeus que aboliram oficialmente todo o passaporte e todos os outros tipos de controle de fronteira, em suas fronteiras mútuas. A área funciona principalmente como uma jurisdição única para fins de viagens internacionais, com uma política de vistos comum.

A fim de garantir a segurança dentro do espaço sem fronteiras, os Estados Schengen trocam informações, a fim de combater a criminalidade organizada transnacional e o terrorismo.  

O Espaço Schengen estende‑se por 42.673 quilômetros de fronteiras marítimas e 7.721 quilômetros de fronteiras terrestres.

Quais os países do Espaço Schengen em 2020?

1-Alemanha
2-Áustria
3-Bélgica
4- Dinamarca
5- Eslováquia
6- Eslovênia
7- Espanha
8- Estônia
9-Finlândia
10-França
11- Grécia
12- Hungria
13- Islândia
14-Itália
15-Letônia
16-Liechtenstein
17-Lituânia
18-Luxemburgo
19-Malta
20-Noruega
21-Países Baixos
22-Polônia
23-Portugal
24-República Checa
25-Suécia
26- Suíça