UIL

Aquecimento da Terra pode ser de 11 graus

O aquecimento da Terra pode alcançar 11 graus Celsius e não 5,8 no máximo, como se previa até o momento, caso aumente a emissão dos gases do efeito estufa, segundo um estudo que será divulgado nesta quinta-feira pela revista britânica Nature.

A equipe do professor David Stainforth, da Universidade de Oxford, avalia, apoiando-se em duas mil simulações, que a temperatura média pode aumentar de 1,9 a 11,5 graus Celsius se a emissão de gás carbônico dobrar, apesar das estimativas oficiais falarem em algo entre 1,4 a 5,8 graus.

A maioria dos modelos do estudo, afirmam os autores, calcula o aumento em 3,4 graus, alguns falam em dois graus e 4,8%, em mais de oito graus.

Os pesquisadores basearam seus resultados no projeto climateprediction.net, ao qual milhares de pessoas forneceram dados para realizar as simulações em computadores.

Cada participante fez seu próprio modelo, seguindo diferentes parâmetros proporcionados. Só foram mantidos os modelos de pessoas que o computador usou para simular de maneira realista o clima no passado.

Este estudo, destacam seus autores, apóia-se nos primeiros resultados recebidos - mais de dois mil - mas o projeto continua com outras simulações.

"Estes resultados representam uma etapa crítica para uma melhor compreensão das potenciais respostas ao aumento dos níveis de gases de efeito estufa", destacam os pesquisadores.