UIL

Buttiglione, ex-ministro de Berlusconi, escolhido vice-presidente da CE

O ministro italiano para as Políticas Européias, Rocco Buttiglione, será o próximo comissário europeu para a Justiça, a Liberdade e a Segurança, com competência em Justiça e Assuntos Internos, e um dos vice-presidentes do próximo executivo UE, anunciou uma nota da Comissão Européia.

Buttilgione, da União Democrática de Centro, aliada do governo do premier Silvio Berlusconi, terá competência, além do mais, para a agência européia que se ocupa da monitoração do aumento das drogas, do racismo e a xenofobia.

Também, terá competência no controle das fronteiras, com a Agencia européia para a cooperação operacional nos limites externos.

"A segurança será uma das grandes prioridades para nossos cidadãos, será um papel crucial para as preocupações dos europeus e seu perfil e sua experiência impressionante, tanto acadêmica como política serão muito importantes para realizar o papel de vice-presidente neste âmbito prioritário", afirmou o presidente designado da Comissão UE, José Manuel Durão Barroso, em relação ao italiano Buttiglione.

Serão cinco os vice-presidentes da nova Comissão de Barroso, composta por 25 membros.

Além de Buttiglione, o alemão Guenter Verheugen, o francês Jacques Barrot, o estoniano Siim Kallas e o sueco Margot Wallstrom.