UIL

A história dos registros de estado civil italianos

O registro do estado civil é mantido pelas autarquias italianas locais, que reúnem as informações relativas ao estado civil dos cidadãos italianos.  A história dos registros de estado civil na Itália tem raízes antigas. Nos últimos tempos, estão se tornando disponíveis os registros dos seguintes períodos históricos, entre outros:

Estado civil napoleônico

(SCN, 1806-1815) Napoleão introduziu a prática de manter registros de estado civil em algumas áreas da Itália já em 1806, uma prática que foi rigorosamente aplicada até que ele perdeu o poder em 1815. Por esta razão, geralmente, os registros napoleônicos cobrem o período de 1806 a 1815.

Estado civil da restauração

(SCR, 1815-1865) Documentos deste período são coletados no que às vezes é chamado, pelo menos no sul da Itália, "status civil Bourbon". A razão é que Fernando I de Bourbon, rei de Nápoles, ditou mudanças relativas aos registros napoleônicos de estado civil e à maneira como eles deveriam ser mantidos. Embora esse tipo de registro tenha sido introduzido no sul da Itália e no Reino de Nápoles já em 1809, os Bourbons o reintroduziram em 1816. Na Sicília, esse método de registro só foi adotado a partir de 1820.

Estado civil italiano

(SCI, 1866 – hoje) Em 1866, os registros do estado civil italiano começaram a ser mantidos com mais uniformidade em toda a Itália. Nesse ano nasceu oficialmente o estado civil italiano, que reúne documentos elaborados sob o governo italiano, que antes de 1866 eram geralmente escritos à mão porque nem sempre eram fornecidos formulários pré-impressos. Por volta de 1875, no entanto, os formulários impressos tornaram-se predominantes e muitos dos nomes das jurisdições italianas começaram a mudar. Na província de Roma, os registros não foram iniciados antes de 1871.

Portal dos Ancestrais

No portal italiano Antenati, as reproduções dos registros do estado civil podem ser encontradas de acordo com os Arquivos do Estado que preservam os documentos originais; também é possível pesquisar os registos de um município específico, de uma série específica (nascimentos, casamentos, mortes, etc.) ou pesquisar por data ou detalhes cronológicos na secção Pesquisar os registros.

LEIA TAMBÉM: Cidadania italiana e pesquisa genealógica na Itália