Carteira de Identidade italiana passa a ser emitida no Brasil
A Embaixada da Itália em Brasília iniciou nesta semana a emissão da carteira de identidade eletrônica – CIE. Os documentos estão sendo expedidos em caráter experimental aos cidadãos italianos inscritos no AIRE, residentes na circunscrição consular que no Brasil abarca o Distrito Federal e nos estados de Goiás, Tocantins, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará.
São requisitos para requerer uma carteira de identidade eletrônica possuir a cidadania italiana, estar com a inscrição atualizada no AIRE e residir na circunscrição consular da Embaixada da Itália em Brasília (DF, Goiás, Amapá, Tocantins, Pará, Amazonas, Roraima e Suriname). Caso o requerente seja menor de idade, é necessário possuir o “Atto de assenso” de ambos os pais.
A carteira de identidade eletrônica italiana pode ser solicitada, mediante agendamento prévia, através da plataforma PRENOT@MI . Inicialmente, segundo informa a Embaixada da Itália em Brasília, o número de marcações disponíveis será limitado. Será possível efetuar um único pedido por agregado familiar (pais + filhos menores), especificando-o no campo das notas e anexando a documentação relevante para todos os interessados.
O requerente, no dia da marcação, deverá apresentar uma fotografia padrão ICAO (recente, de frente, fundo branco, colorida e formato 35 x 45 mm); a carteira de identidade italiana ou passaporte italiano válido - na falta destes, um documento de identificação brasileiro (passaporte válido; RG com menos de 10 anos; CNH se emitida após junho de 2022); comprovante de residência; atto de assenso assinado por ambos os pais, caso o requerente seja menor de 18 anos, e cartão de débito para pagamento em reais.
Acesse aqui as informações completas
Notícias Relacionadas
-
STJ valida casamento no religioso para obtenção de cidadania
14 Nov 2024 -
Cidadania, novos pedidos colocam repartições e tribunais em crise
29 Oct 2024 -
Agências de brasileiros em Treviso sob investigação
08 Oct 2024 -
Cidadania italiana: governo promete nova legislação
01 Oct 2024 -
Referendo sobre Cidadania pode reduzir prazo pela metade
01 Oct 2024