UIL

Pesquisadoras italianas visitam o Acre: tecnologias educacionais para uso na floresta

O Instituto Dom Moacyr (IDM), de Rio Branco, Acre, recebeu a visita de duas pesquisadoras italianas que, junto à Universidade da Suiça Italiana, desenvolvem pesquisa sobre as tecnologias educacionais, auxiliando, por exemplo, profissionais estrangeiros, no contato e ampliação de diálogo nos diferentes espaços de aprendizagem e, contribuindo também para ações de Educação a Distância.

As pesquisadoras Isabela Rega e Francesca Fanni, vieram em busca de Acordo de Cooperação Técnico com a Rede do Instituto Dom Moacyr no sentido de estudar tecnologias para uso na floresta no âmbito dos Centros de Educação Profissional (CEP's).

Em visita aos Centros de Educação Profissional localizados em Rio Branco (Saúde, Serviços, Floresta), no mês passado as pesquisadoras ressaltaram o bom trabalho desenvolvido no Acre referente à Educação Profissional de jovens e adultos.

"Estamos encantadas com as políticas de Educação Profissional desenvolvidas pelo governo do Estado, através do Instituto Dom Moacyr, tendo como meta melhorar a qualidade de vida dos acreanos. Hoje o Instituto é referência nacional no assunto. Tomamos conhecimento de suas ações em Salvador (BA), através do Centro de Convivência Alberto Novarese, ligado a ONG Novas Cáritas, que desenvolve um trabalho de parceria com a instituição", revela Isabella Rega.

Para a diretora-presidente interina do Instituto Marília Macedo, "esta visita de pesquisadores internacionais ao IDM, visando o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais, sobretudo no campo da Educação a Distância é a manifestação da realização de um sonho da equipe que um dia desenhou como visão de futuro ser referência nacional em educação profissional pela gestão compartilhada, compromisso da sustentabilidade e com o desenvolvimento regional sustentável do Acre", diz.

Ainda segundo Marília a possibilidade de parceria com a Universidade Italiana representa uma oportunidade impar ao Instituto de, no âmbito de sua Rede de Unidades Descentralizadas, ampliar o que já vem fazendo, principalmente considerando ações como as do E-Tec Brasil, programa do governo Federal que trabalha com a Educação à Distância", conclui.