UIL

Piemonte quer ampliar parcerias com Minas Gerais

A  região de Piemonte sediará a Semana de Minas Gerais na Itália, em novembro deste ano. O governador Aécio Neves e o vice-presidente da Província, Paolo Peveraro, se reuniram, nesta semana, em Torino, para acertar os detalhes do evento, que contará com rodadas de negócio entre empresários mineiros e italianos, festival gastronômico e espetáculos culturais de artistas e grupos de Minas Gerais.

“Piemonte é um Estado irmão de Minas. Temos uma complementariedade muito grande nas nossas economias e vamos consolidar esse intercâmbio. Vamos estar em novembro trazendo empresários, artistas. Enfim, vários eventos acontecerão fortalecendo essas ligações culturais, mas também comerciais para que, no futuro, possamos também levar empresários da região de Piemonte para conhecer Minas e para analisar conosco a possibilidade de novas parcerias, de novos investimentos”, disse Aécio Neves, em entrevista.
Segundo Peveraro, o interesse do governo de Piemonte  é ampliar as parcerias com Minas Gerais. “Seria importante buscarmos novas parcerias. O Governo de Piemonte se coloca como interlocutor junto a empresas e entidades culturais porque tem grande interesse em aumentar esse intercâmbio econômico e cultural”, afirmou.

Design

Para Aécio Neves, entre os programas que podem ser ampliados está o “Jovens mineiros, cidadãos do mundo”, que já levou a Piemonte 20 universitários mineiros para visitarem empresas, centros de pesquisa e universidades na área do design. O objetivo é que outros 30 jovens mineiros sigam para a província italiana no próximo ano.

Mercado europeu

Segundo o governador,  Piemonte também pode se transformar em uma nova porta de entrada das empresas mineiras no mercado europeu.
“O mundo cobra, cada vez mais, esse intercâmbio. Não vivemos agora limitados por nossas fronteiras. E Minas Gerais pode ter, aqui na região de Piemonte, até pelas relações que temos com a Fiat, uma plataforma nova para que os produtos de Minas, para que as empresas de Minas possam avançar nos mercados europeus e vice-versa”, completou Aécio Neves.

Também participaram do encontro, a secretária de Obras Públicas de Piemonte, Bruna Marcon, o assessor especial de Assuntos Internacionais, Giulia Marcon, e o subsecretário de Assuntos Internacionais de Minas Gerais, Luiz Antônio Athayde.