UIL

Unione Italiana del Lavoro investe em parcerias em POA, BH e SP

Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte são as três cidades brasileiras escolhidas pela Unione Italiana del Lavoro (UIL) para a implementação de projetos envolvendo cursos de cultura e língua italiana, formação e qualificação profissional e intercâmbio bilateral para o estímulo a micro e pequenas empresas. A central sindical financiará  70% das ações a fundo perdido e os restantes 30% serão divididos entre as entidades parceiras.

Com diversos projetos na área da geração de renda e emprego, a UIL  assinou o protocolo com a prefeitura de Porto Alegre há alguns dias, com a participação da entidade não-governamental Progetto Sud. Na ocasião, o prefeito José Fogaça afirmou que a iniciativa é um novo modelo de governança solidária que visa a integração entre governo, entidade e sociedade para a geração de novos recursos e oportunidades de desenvolvimento.

UIL

Fundada em 1950 na Itália, a UIL – Unione Italiana del Lavoro logo de início já ocupou uma posição de destaque naquele país. Hoje, com 55 anos de história e mais de 700 escritórios em 18 países, a UIL se destaca como uma das maiores centrais sindicais do mundo, com mais de 2 milhões de trabalhadores italianos associados, do setor público ou privado.

Toda essa experiência fez da UIL uma importante parceira na formação de outras centrais sindicais. Em 1991, colaborou com a formação da Força Sindical, no Brasil (veja Cronologia). Após esta atuação, a UIL se instalou definitivamente no país, e trouxe para cá algumas de suas entidades:

Patronato  Ital: Entidade autorizada pelo governo italiano, a fornecer serviços gratuitos de assistência a italianos e descendentes, na obtenção da cidadania italiana e aposentadoria ;

Progetto Sud: Organização não-governamental mantida pela UIL, que desenvolve projetos sociais sustentáveis em parceria com governos e entidades da sociedade civil e privadas;

Uim:  Oferece cursos de língua e cultura italiana, além de outros serviços, como o de assessoria jurídica;

Caaf: Entidade que presta assessoria na área fiscal a todos que mantém algum vínculo econômico/financeiro com a Itália.

Em todos esses anos, em muito foi ampliada a rede brasileira da UIL, com milhares de pessoas assistidas pelo Patronato ITAL; muitos os projetos de cooperação que geraram emprego, trabalho e renda a centenas de famílias; além de um grande número de associados a UIM, que leva a língua italiana e a história dos oriundos ao centro das relações Brasil-Itália.

Um patrimônio construído no tempo, uma ampla rede de escritórios pelas principais capitais do país, e um quadro de profissionais altamente qualificados, que trabalham em benefício da maravilhosa comunidade ítalo-brasileira e na construção de um Brasil melhor.
O atual presidente da UIL no Brasil, o sociólogo Fabio Porta, além de ser um dos responsáveis pela consolidação das atividades da UIL neste País, hoje trabalha em prol do fortalecimento da rede UIL em outros paises da América Latina.

Progetto Sud

O Progetto Sud é uma organização não governamental italiana que promove e realiza projetos de cooperação internacional de desenvolvimento local. Sua fundação foi no ano de 1984 em Roma, pela central sindical italiana UIL (Unione Italiana del Lavoro), e formalmente foi reconhecido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália como parceiro do Governo italiano no desenvolvimento de projetos sociais. O Progetto Sud está presente hoje em várias partes do mundo, tendo como foco principal, os Paises em desenvolvimento.

Nesses 21 anos de história, são muitos os projetos desenvolvidos com milhares de beneficiários na América Latina, África e Leste Europeu. Em 1993 foi aberta sua primeira representação no Brasil, na cidade de São Paulo, e hoje, após doze anos de presença no País, conta também com sedes em Salvador e Rio de Janeiro. Por meio de parcerias com entidades governamentais e não-governamentais italianas e brasileiras, sindicatos e a sociedade civil em geral, desenvolve projetos de formação e qualificação profissional que visam à geração de trabalho, emprego e renda, contribuindo assim, para o melhoramento das condições de vida dos trabalhadores e de todos os cidadãos desses Paises. Os outros principais setores de atuação são: proteção ambiental e defesa dos direitos das crianças, populações indígenas e deficientes físicos.

Atualmente os principais projetos em andamento são:

•  Valorização da mão de obra feminina por meio da promoção de duas cooperativas no setor têxtil para confecção de roupas e acessórios que estão sediadas nos bairros de Rochdale em Osasco (Cooperativa Eremim) e Vila Dalva - Rio Pequeno em São Paulo (Cooperativa Espaço dos Sonhos).
•  Apoio aos artesãos que atuam nas áreas do artesanato mineral e da cerâmica artística no Estado da Bahia.