UIL

Livro sobre Zélia Gattai e a imigração italiana é lançado em Roma

A obra, originalmente lançada pela editora da Universidade Federal da Bahia, foi escolhida para homenagear os 150 anos da emigração italiana para o Brasil.

O livro “Zélia Gattai Amado e l’Emigrazione italiana in Brasile”, de Antonella Rita Roscilli (editora Cosmo Iannone), será lançado na 23ª edição da Feira Literária Nacional Più Libri, Più Liberi, no dia 8 de dezembro, na Sala Vega, às 10h30, em Roma. A obra, originalmente publicada no Brasil pela editora Edufba da Universidade Federal da Bahia-UFBA, figura na série editorial Quaderni Sulle Migrazioni, com direção de Norberto Lombardi, e foi escolhida para homenagear os 150 anos da emigração italiana para o Brasil.

Fabio Porta, deputado italiano eleito na América do Sul e presidente da Associação de Amizade Itália-Brasil irá participar da conferência, além de Renato Mosca de Souza, Embaixador do Brasil na Itália, San Marino e Malta, e do prof. Norberto Lombardi, diretor da série “Cadernos sobre Migração”.

Antonella Rita Roscilli, estudiosa brasileira, é biógrafa oficial da escritora, filha e neta dos imigrantes italianos Zélia Gattai, esposa de Jorge Amado, um dos mais célebres autores da literatura brasileira.

O livro traça a trajetória da chamada Grande emigração italiana, entre finais do século. XIX e início do século XX, destacando os contextos sociopolíticos italianos e brasileiros em que ocorreram as partidas e chegadas, fornecendo documentos e testemunhos originais que revelam os valores que acompanharam muitos emigrantes daquela época e as dificuldades que foram obrigados a enfrentar em uma terra estrangeira. A autora centra-se em dados até então desconhecidos pela maioria das pessoas, utopias, sonhos e lutas por direitos sociais, dando ênfase a algumas características migratórias. Dedica algumas páginas a histórias únicas como a da Colônia Cecília, em que resgata a memória de personagens esquecidos, como o italiano Oreste Ristori, Francesco Arnaldo Gattai e Giovanni Rossi, e relembra os chamados “escravos brancos”.

A Feira Literária “Più Libri Più Liberi” acolhe 590 expositores e 670 eventos. É promovida e organizada pela Associação de Editores Italianos, Centro de Livros e Leitura do Ministério do Patrimônio Cultural, Região do Lácio, Roma Capital, Câmara de Comércio de Roma e Agência ICE para a promoção de empresas italianas no exterior, SIAE – Sociedade Italiana de Autores e Editores e Poste Italiane, em colaboração com a Instituição Biblioteca de Roma, ATAC, empresa de transporte Capitolina, EUR Spa, RAI, il Giornale della Estante.

Sobre a autora

Antonella Rita Roscilli, pesquisadora, escritora, especialista brasileira, jornalista e tradutora, trabalhou por muito tempo na Rai-Radiotelevisione italiana. Entre suas obras e escritos constam “Da palavra à imagem em Anarquistas graças a Deus” (ed. Edufba), “Zélia de Euá rodeada de estrelas” (Ed CasadePalavras), “História de um Pinheiro da Cidade e outras histórias” (Antonio Dellisanti editor). Há muitos anos se dedica à Intercultura, aos estudos sobre a emigração italiana, ao mesmo tempo em que promove a difusão da cultura e da literatura brasileira na Itália e em outros países europeus. É fundadora e diretora da "Sarapegbe", uma revista online italiana bilíngue para o diálogo intercultural, com colaboradores de ambos os lados do Atlântico. Membro Correspondente para Itália da Academia de Letras da Bahia-ALB, é também Membro Correspondente do Instituto Histórico Geográfico da Bahia-IGHB onde integra o Conselho Editorial internacional da revista da instituição. Formada pela Universidade La Sapienza de Roma, em Línguas e Literaturas Modernas (Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de expressão portuguesa) especializou-se no Brasil. É doutora em Estudos Multidisciplinares, com tese sobre a representação do emigrante italiano na ficção televisiva brasileira (ainda inédita) na UFBA, onde também obteve o título de mestre. Pesquisadora do CNPq, integra os Grupos de Pesquisa "Memória e Identidade" e "Voz, corpo e memória na trama poética". Em 2022, por ocasião do bicentenário de nascimento de D. Teresa Cristina de Bourbon, última imperatriz do Brasil, de origem itálica, recebeu do Embaixador do Brasil na Itália, Hélio Vitor Ramos Filho, a “Medalha Teresa Cristina do Bourbon Duas Sicílias” pela dedicação aos estudos e divulgação desta figura histórica.