UIL

Qual é a diferença entre Catedral, Duomo e Basílica na Itália?

O que diferencia uma Catedral de uma Basílica? Por que algumas igrejas na Itália são chamadas de Duomo?

Em viagens que fiz à Itália tive a oportunidade de visitar lugares incríveis. Entre eles, igrejas de grande beleza e esplendor. Algumas dessas igrejas eram catedrais, outras basílicas e algumas eram chamadas de Duomo. E uma pergunta que sempre me afligia: o que diferencia, afinal, uma Catedral, de um Duomo e de uma Basílica na Itália?

Vamos esclarecer.

Catedral – termo que deriva do grego kathédra, que significa “assento” - é a igreja onde está a sede episcopal, ou seja, onde está posta a cátedra (cadeira) do bispo.

A Catedral de uma cidade é, portanto, o coração espiritual e administrativo de uma diocese, o lugar onde o bispo da diocese mantém sua cátedra, um símbolo de sua autoridade espiritual e pastoral sobre aquela região. Por essa razão, historicamente as catedrais costumam ser as maiores e mais imponentes igrejas, decoradas com obras de arte e tesouros. Uma co-catedral é uma igreja que tem a mesma dignidade e privilégios de uma catedral, mas tem menos precedência.

Duomo - palavra que deriva do latim domus, que significa a "casa de Deus", ou seja, domus Dei – é a igreja principal de uma cidade.

O Duomo possui características de uma Catedral, mesmo que não desempenhe esse papel. Inclusive, é comum muitas pessoas se referirem à igreja mais importante da cidade simplesmente como “il Duomo”, sem levar em consideração o nome completo da instituição. Por exemplo, a Catedral de Santa Maria del Fiore é o "Duomo" de Florença.

Basílica – vocábulo originário da palavra grega basiliké, que significa "casa real" ou "casa imperial" – é a igreja assim definida pela sua importância e valor artístico.

As Basílicas são diferenciadas entre Basílicas maiores e Basílicas menores. As basílicas maiores são as quatro Basílicas de Roma - Basílica de São João de Latrão, a Basílica de São Pedro no Vaticano, a Basílica de São Paulo Fora dos Muros e a Basílica de Santa Maria Maggiore. Todas as demais são basílicas menores.

Curiosidades 

Quais são as 15 catedrais mais "populares" da Itália?

Duomo di Milano

Duomo di Milano, a Catdral mais famosa da Itália  Foto: Arquivo Oriundi.net

Pesquisa realizada pela Musement, plataforma de reservas de experiências de viagem, abrangendo 300 catedrais e co-catedrais na Itália, definiu as 15 igrejas no país, com mais avaliações no Google. São elas:

- Catedral de Milão (Duomo di Milano)
- Catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo di Firenze)
- Catedral de Palermo
- Duomo de Siena
- Basílica de São João de Latrão, em Roma (Basilica di San Giovanni in Laterano)
- Duomo di Monreale, em Palermo
- Basílica da Santa Casa de Loreto
- Basílica de San Marco, em Veneza
- Duomo de Nápoles
- Duomo de Orvieto (Catedral de Santa Maria Assunta in Cielo)
- Duomo de Como (Catedral di Santa Maria Assunta)
- Santuário da Beata Virgem do Santo Rosário, em Pompéia
- Duomo de Modena
- Duomo de Cefalù, na Sicília
- Duomo de Pisa