Europa precisa mudar para evitar fracasso, diz Blair
A União Européia (UE) enfrenta uma "crise de liderança política" e precisa mudar para recuperar apoio, disse o primeiro-ministro britânico, Tony Blair.
Em um discurso no Parlamento europeu em Bruxelas, onde apresentou seus planos para os seis meses em que a Grã-Bretanha estará na presidência da UE, Blair afirmou que o bloco vai fracassar em "larga escala" se não se preparar para a globalização.
"Só com mudanças a Europa vai recuperar a sua força, relevância, seu idealismo" e, conseqüentemente, o apoio público, disse ele.
A Grã-Bretanha assume a presidência da UE em julho. O correspondente da BBC Nick Childs afirma que a hostilidade de países como França e Alemanha poderia minar a agenda de reformas britânica.
O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, afirmou que é vital que haja um consenso entre os países membros para evitar a paralisia.
Em alusão às acaloradas discussões da semana passada sobre o orçamento durante da cúpula da UE, na semana passada, Durão Barroso observou que a união vive um "momento decisivo".
Impasse
A reunião de cúpula fracassou depois que a Grã-Bretanha se recusou a abrir mão do reembolso de 3 bilhões de libras (cerca de R$ 13 bilhões) que recebe de parte de suas contribuições ao orçamento do bloco.
O governo britânico exigiu que, em contrapartida, fosse revisto também o sistema de subsídios aos produtores agrícolas da UE - o que a França se recusa a fazer.
Os parlamentares responderam com vaias e aplausos quando Blair disse que sempre foi um entusiasmado defensor da integração européia. Ele acrescentou que pretende fortalecer, e não afundar, a UE.
Leia o texto completo no site da BBC Brasil.
Notícias Relacionadas