UIL

Europeus superam latinos nas viagens ao Brasil

Por Yara Aquino

O número de turistas europeus que visitaram o Brasil em 2004 superou, pela primeira vez, o de turistas da América Latina. No ano passado 1,834 milhão de turistas europeus visitaram o Brasil. Os latino-americanos somaram 1,829 milhão. Se comparado a 2003, o número de turistas europeus cresceu cerca de 20%.

"Esse levantamento de turistas tem três ou quatro décadas e é a primeira vez que temos mais europeus do que latino-americanos", afirma Eduardo Sanovicz, presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Os dados são divulgados anualmente.

Sanovicz atribui o aumento ao programa de promoção comercial iniciado em 2003 com o Plano Nacional de Turismo, quando a Embratur focalizou sua ação no exterior. Ele destaca a atuação fundamental dos Escritórios Brasileiros de Turismo, conhecidos por EBTs, instalados em nove países desde 2003 para promover o Brasil como destino turístico.

Para Sanovicz, este ano, devido à entrada de maior número de europeus no país, o ingresso de dólares na economia local com o turismo estrangeiro deve chegar a US$ 4 bilhões, um volume recorde. Em 2004 esse valor foi de US$ 3,2 bilhões.