UIL

Fabio Porta: A representação dos Italianos no Exterior

Cresce a responsabilidade dos cidadãos italianos residentes na América do Sul.

Por Fabio Porta

Há vinte anos era aprovada a emenda constitucional que introduzia uma representação das comunidades italianas de todo o mundo no Parlamento; desde 2006, ano da primeira eleição com a presença da "Circunscrição do Exterior", dezoito parlamentares foram eleitos pelos seis milhões de italianos que vivem no exterior, doze deputados e seis senadores. No próximo ano, como resultado da redução de parlamentares aprovada em referendo, apenas doze serão eleitos no exterior, dos quais apenas três na América do Sul.

A responsabilidade desses últimos aumentará, assim como a dos eleitores, chamados a escolher com muito cuidado os seus representantes no Parlamento. Essa redução não só conduzirá a uma melhor seleção dessa representação, que deverá representar uma população grande quantitativamente, mas também qualitativamente muito significativa; números menores corresponderão a um maior envolvimento dos partidos nacionais italianos nas relações com as comunidades no exterior.

A presença de partidos ou movimentos "de italianos no exterior", de fato, mostrou nos últimos vinte anos que não é decisivo nem influente na orientação das políticas do governo italiano para a grande comunidade de italianos no exterior. A uma presença "de testemunho", que não afeta o equilíbrio político e não é capaz de direcionar as decisões dos governos para os italianos no mundo, valorizando seu papel e sua função também na perspectiva da internacionalização do país, é preferível uma interação fecunda e positiva dos eleitos no exterior com os partidos mais fortes, ou seja, aqueles que terão as rédeas do governo da Itália nos próximos anos.   

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Fabio Porta é Senador da República Italiana, eleito pelo Partito Democratico (PD), na Circunscrição América do Sul. Sociólogo, foi deputado por duas vezes, no Parlamento Italiano, representando os cidadãos italianos residentes na América do Sul.  Preside o Patronato Ital-UIL Brasil (São Paulo - Brasil) e a Associazione Amicizia Italia-Brasile (Roma – Itália); é vice-presidente do Istituto per la Cooperazione con Paesi Esteri - ICPE (Bari – Itália) e da Associação Focus Europe (Londres – Reino Unido). É autor de numerosos artigos e publicações, em jornais italianos e estrangeiros.

https://fabioporta.com 

contato@fabioporta.com