UIL

Fabio Porta pede por liberdade de italiano preso na Venezuela

Governo da Itália deve multiplicar os esforços para trazer de volta para casa Alberto Trentini.

O deputado italiano Fabio Porta (PD), eleito na América do Sul, em pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados da Itália, na última quinta-feira (06/02), reportou aos presentes o caso do italiano Alberto Trentini, agente humanitário que há 80 dias está detido nas prisões venezuelanas. A esse respeito, o parlamentar apresentou, ao Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, uma interrogação parlamentar solicitando uma intervenção rápida do governo italiano.

Conforme explicou o Fabio Porta, desde o dia 15 de novembro passado, quando foi preso, Trentini não manteve mais contato com a sua família na Itália, nem com seus advogados. "Juntamente com alguns colegas do meu grupo parlamentar, apresentei nas últimas semanas um questionamento ao governo, expressando nossa grande preocupação e solicitando uma intervenção rápida e decisiva em todas as instâncias apropriadas para garantir o pleno respeito aos seus direitos e a possibilidade de retornar imediatamente à Itália", afirmou o parlamentar. 

E complementou: "No respeito à confidencialidade e discrição que devem caracterizar situações como esta, como ressaltado pelo Ministro das Relações Exteriores durante a audiência na Câmara ontem, acreditamos, no entanto, que é fundamental fazer ouvir a nossa voz e expressar aos pais de Alberto toda a nossa solidariedade e apoio, como fizemos por Cecilia Sala e por todos os nossos compatriotas detidos no exterior. Ainda mais quando quem os priva da liberdade é um governo autoritário que mantém na prisão por motivos políticos dezenas de outros cidadãos, incluindo muitos que possuem a dupla cidadania italiana e venezuelana.”

Clique aqui para assistir ao vídeo