UIL

Museu italiano da Emigração segue com exposições no Brasil

A mostra itinerante é realizada com a parceria da UIM (Unione Italiani nel Mondo) e tem, entre os curadores, o deputado italiano Fabio Porta.

Nova parada do Museu Nacional da Emigração Italiana (MEI) que, em colaboração com a UIM (Unione Italiani nel Mondo) e outros importantes parceiros, inaugura a exposição “En busca da nova terra” no Palácio do Café no Espírito Santo do Pinhal, no estado de São Paulo.  

A iniciativa, que comemora 150 anos do início da emigração italiana no Brasil, é resultado do trabalho conjunto de cinco instituições: o MEI, o Museu da Imigração de São Paulo, a Associação Casa América, a UIM e a Sociedade Dante Alighieri de Nápoles.

O projeto iniciou com a Crociera delle Radici, criada em colaboração com a Costa Crociere, que contou com mais de 1.500 participantes em uma viagem simbólica de Gênova a Santos. Durante as três semanas de navegação, aconteceram encontros culturais, conferências, exibições e montagens de exposições, que hoje são protagonistas de um roteiro por inúmeras cidades brasileiras.

Espírito Santo do Pinhal representa uma etapa particularmente significativa: é justamente nessa área – assim como na vizinha Minas Gerais – que se estabeleceram algumas das primeiras famílias italianas, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento da cafeicultura e para a transformação da economia local de um sistema escravista para um modelo baseado na mão de obra imigrante.

A exposição, com curadoria do embaixador do MEI no Brasil, Fabio Niosi, é composta por quatro itinerários expositivos que contam a história da contribuição e dos acontecimentos das comunidades italianas no país sul-americano:

• “Uma varanda sobre o Brasil”, curadoria de Alessandra Almeida e Pierangelo Campodonico, resultado da colaboração entre MEI e Museu da Imigração de São Paulo;
• “As Bibliotecas a bordo”, proposto pela Sociedade Dante Alighieri e organizado por Giulia De Castro;
• “Anita e Giuseppe Garibaldi”, criado pela Associação Casa América e com curadoria da Dra. Raffaella Ponte;
• “O sindicato da Itália ao Brasil”, exposição da UIM com curadoria de Fabio Porta, que relata o papel do movimento sindical na história da emigração italiana.

A exposição tem entrada gratuita e ficará aberta até 27 de julho, no horário de funcionamento do Palácio do Café.

A próxima etapa está marcada para o dia 1º de agosto, em Poços de Caldas (MG).

Serviço:
Exposição “En busca da nova terra”
Local: Centro Cultural do Palácio do Café
Endereço: Praça Rio Branco, Centro – Espírito Santo do Pinhal. 
Data: Até 27/07/2025
Horário: 08:00–11:00, 13:00–17:00
Informações: (19) 3651-9699