Fundo para jovens residentes no exterior: uma das conquistas de Pollastri
Senador da República italiana, representando a América do Sul, Edoardo Pollastri busca a reeleição pelo Partido Democrático
Cerca de 2 milhões de euros em benefício dos jovens ítalo-descendentes no exterior. Esta foi uma das conquistas de Edoardo Pollastri, senador da República da Itália, nos 20 meses de mandato. O recurso foi aprovado no âmbito da Lei Orçamentária de 2008, que garante, na totalidade, 14 milhões de euros para serem investidos em ações em prol dos italianos residentes fora do país.
- Estes valores destinados aos jovens são para a organização de uma Conferência Mundial dos Jovens Italianos no mundo, a fim de discutirem problemas e soluções para as questões relevantes a este segmento explica Pollastri.
O objetivo desta ação é reunir a juventude italiana espalhada em cada país do mundo para a elaboração de um único documento contendo propostas a serem trabalhadas no sentido de criar uma unidade italiana no mundo.
Comunidades italianas de alguns países já se mobilizaram e promoveram encontros para debater os temas relevantes aos jovens italianos. Destas primeiras reuniões foram selecionados alguns temas considerados fundamentais para o desenvolvimento de um sentimento de italianidade entre os jovens, são eles: cidadania italiana, troca de informações, intercâmbio cultural, formação profissional, acadêmica e campo de trabalho.
Edoardo Pollastri é candidato a Senador pelo Partido Democrático nas eleições políticas italianas que ocorrem no mês de abril próximo e busca a re-eleição. A experiência adquirida nestes anos e o conhecimento da máquina pública e administrativa que fazem mover o Estado Italiano são fatores que facilitam a minha atuação junto as diferentes autarquias. Entretanto, não é fácil adquiri-la. É necessário empenho e dedicação total, como a que tive em prol da comunidade italiana a qual me incluo e que tenho profunda satisfação em representa-la, fala Pollastri, que teve o seu trabalho aprovado pela embaixada brasileira em Roma no fortalecimento das relações Brasil-Italia, especialmente, no intercâmbio econômico e cultural.
Recentemente, Edoardo Pollastri firmou um acordo via Câmara Ítalo Brasileira de Comércio e Indústria do qual é presidente - com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo FIESP que tem como objetivo fortalecer a cooperação interinstitucional e promover o intercâmbio comercial, econômico, cultural, acadêmico e intelectual entre o Comitê de Jovens Empreendedores da FIESP e os principais grupos de jovens empresários e empreendedores da Itália, visando a troca de conhecimento, know-how, cursos, eventos, missões e oportunidades comerciais de interesse comum entre os jovens brasileiros e italianos.
Hoje, a comunidade italiana no Brasil conta com aproximadamente 200 mil italianos, sendo 90 mil residentes em São Paulo. Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Brasília, Recife e Rio Grande do Sul são outros grandes pólos de concentração italiana em terras brasileiras. Em toda América do Sul, o número de italianos aptos a votar são cerca de 900 mil, sendo 440 mil deste total residentes na Argentina. (Assessoria de Comunicação/Edoardo Pollastri)
Notícias Relacionadas
-
Embaixador convoca eleitores. Votos devem ser entregues pessoalmente nos consulados
09 Apr 2008 -
Passo a passo do voto dos italianos no exterior
09 Apr 2008 -
Fabio Porta: Coraggio, altruismo, fantasia
09 Apr 2008 -
Voto dos italianos no exterior passo a passo
02 Apr 2008 -
Sandro Benedetti Isidori, candidato ao Senado italiano: o Partido Socialista e os nossos valores
02 Apr 2008