UIL

O que é uma árvore genealógica?

Descobrir as origens de sua família é uma jornada fascinante e imprevisível que intriga qualquer um. A melhor ferramenta para embarcar nessa jornada é a árvore genealógica.

A árvore genealógica é uma lista ordenada de nossos ancestrais: geralmente é organizada em um gráfico que tem a forma de uma árvore, com o tronco na parte inferior (o início da árvore, ou os últimos descendentes da família) e no topo os ramos (ou seja, os ancestrais).

Normalmente, os nomes dos membros da família são inseridos em caixas (quadrado para homens e circulares para mulheres): além do nome e sobrenome, muitas vezes há outras informações úteis, como foto, data e local de nascimento e óbito, ou o parentesco de parentesco com o descendente, a profissão exercida e o possível apelido pelo qual era conhecido na família.

A pesquisa pode ser realizada tanto com meios próprios quanto com profissionais externos.

No primeiro caso, várias fontes de informação podem ser utilizadas: a primeira e mais imediata é obviamente o conhecimento direto; você pode começar pedindo aos parentes ainda vivos (irmãos, pais, tios, primos, avós) que forneçam as primeiras informações sobre os nomes e datas de nascimento dos parentes mais próximos. Dessa forma, você pode facilmente rastrear seus bisavós.

Posteriormente, é possível contatar as entidades que armazenam este tipo de dados, nomeadamente os Municípios e as Paróquias. Nos registros municipais e paroquiais podemos recolher mais informações (e também corrigir outras no caso de os familiares terem esquecido datas de nascimento ou outros dados) e dar mais um passo "de volta ao passado".

A certa altura, no entanto, as informações que podemos coletar por conta própria se esgotam: os motivos podem ser muitos. Por exemplo, se nossos antepassados emigraram de cidades e regiões distantes de onde moramos, pode ser difícil realizar essas buscas nos Municípios de origem. Você pode, portanto, recorrer a outros sujeitos: de fato, há estudos de pesquisas genealógicas muito importantes na Itália que realizam esse tipo de investigação explorando enormes arquivos acumulados ao longo das décadas. Essas pesquisas são pagas, pois exigem um esforço considerável em termos de tempo e recursos.

Alternativamente, existem alguns sites que coletaram de forma semelhante grandes quantidades de dados de registros públicos: mesmo neste caso, você tem que pagar para usar esses serviços, mas algumas informações preliminares podem ser gratuitas. Fonte: Cognomix

LEIA TAMBÉM:

Como encontrar informações sobre seu antepassado na Itália