UIL

Isidoro Zorzi assume a reitoria da UCS

Nesta terça-feira (02), o professor Isidoro Zorzi assume a reitoria da Universidade de Caxias do Sul para o período 2006-2010, sucedendo o professor Luiz Antonio Rizzon, que dirigiu a Instituição nos últimos quatro anos. Como vice-reitor será empossado o professor José Carlos Avino, que substitui a professora Liane Beatriz Moretto Ribeiro. A solenidade de posse acontece às 19h30min, no UCS Teatro, no Campus Universitário de Caxias do Sul.

Compromisso

O novo reitor assume a direção da Universidade com o compromisso de promover as mudanças necessárias de forma harmônica e equilibrada, com o apoio da comunidade acadêmica e em consonância com o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, visando a priorização dos fins da Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão.

A premissa básica de sua gestão é considerar que a UCS e a FUCS não são duas entidades concorrentes. Constituem uma só Instituição, como se fossem as duas faces da mesma moeda. São distintas mas não separadas. A FUCS é a forma da UCS, e a UCS é a substância da FUCS. A FUCS é dirigida por um Conselho que propõe e delibera. A UCS é administrada por uma estrutura acadêmica de órgãos colegiados e unidades executivas. A convivência harmoniosa entre Conselho Direitor da FUCS e as instâncias da UCS é condição necessária para o êxito da Instituição.

 O professor Zorzi é docente do Departamento de Sociologia, desde 1967, e assessora a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional desde 1992. É formado em Filosofia e tem especialização em Sociologia e Ciência Política. Para ele, "o reitor deve ser um agregador de idéias e pessoas, articulador de forças e parcerias e negociador de interesses".

Avino

O professor Avino é administrador de empresas, economista, especialista em marketing e mestre em Gestão Empresarial. Atuou em empresas privadas de São Paulo, como Olivetti Industrial, Bendix Home Appliances do Brasil, Dismac, Brastemp, e também em empresas mistas, como EMURB, do Município de São Paulo e CONESP, do Estado de São Paulo, e em empresas de Caxias: Enxuta, Intral e Grupo Fátima. Professor da Universidade de Caxias do Sul há 10 anos, no Departamento de Administração, lecionando disciplinas na Graduação e na Pós-Graduação, nas áreas mercadológica, de administração de serviços, de planejamento estratégico e ética. Atualmente é o diretor do Cetel - Centro de Teledifusão Educativa.

Crescimento, qualificação e compromisso social

O reitor Luiz Antonio Rizzon deixa o cargo contabilizando o crescimento do número de alunos em 32,4% no quadriênio. No período foram oferecidos 30 novos cursos de graduação, 20 seqüenciais e sete de mestrado e doutorado, além da implantação de MBAs e da Educação a Distância, com a criação de 11 pólos de atuação. Em sua gestão, milhares de eventos foram promovidos na área social. A qualificação de professores aumentou em 71% o número de mestres e doutores. Os resultados financeiros sempre foram positivos e o que o professor Rizzon faz questão de salientar são os 93 conceitos de avaliação emitidos pelo MEC durante sua gestão, todos, sem exceção, foram bons e muito bons.

A UCS conta com 36,4 mil alunos, distribuídos nos seus campi e núcleos, em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, Guaporé, Nova Prata, São Sebastião do Caí e Veranópolis. A Instituição tem mil professores e mais de oitocentos funcionários e seu orçamento para este ano é de 197 milhões de reais.