UIL

Ranking define as melhores universidades italianas em 2024

O relatório anual do Center for World University Rankings (CWUR), em sua décima terceira edição, analisou 20.966 universidades de 94 países. Entre as 2.000 melhores classificadas, 67 instituições são italianas - 75% destas (51) perdem posições, o que revela um declínio da competitividade em nível internacional. Os critérios levados em consideração pelo estudo são a qualidade do ensino (25%), empregabilidade (25%), qualidade dos professores (10%) e pesquisa (40%).

As melhores universidades italianas 

No que diz respeito as 10 melhores universidades italianas do ranking, em décimo lugar está a Universidade de Pavia (321º), em nono lugar está a Universidade de Pisa (288º) e em oitavo lugar está a Universidade de Genova (286º).

Em sétimo lugar a Universidade de Florença (267º), em sexto lugar a Universidade de Nápoles Federico II (253º). A Universidade de Torino ficou em quinto lugar, no 245º lugar no ranking mundial.

Em quarto lugar entre as universidades italianas está a Universidade de Bolonha (201º). Medalha de bronze para a 
Universidade de Milão, que caiu seis posições, ficando em 186º lugar em relação ao ano passado.

A Universidade de Pádua perde duas posições e fica na 173ª posição, atrás da Universidade La Sapienza de Roma, que lidera as universidades italianas no ranking, mas perde oito posições, ficando em 124ª posição.

O pódio a nível global é todo americano
 
Quanto à classificação geral, o top 10 absoluto inclui oito universidades norte-americanas e duas britânicas. Em primeiro lugar está a Universidade de Harvard seguida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e pela Universidade de Stanford.