Juiz de Fora recebe italianos do projeto OROS
Membros do Projeto Observatory for Road Safety (OROS) - Observatório para a Segurança no Trânsito -, da província de Treviso, Itália, estiveram em Juiz de Fora (MG), entre a quarta-feira (2) e a sexta-feira (4), para acompanhar o desenvolvimento do projeto na cidade. Visitaram a cidade o coordenador geral do projeto OROS, em Treviso, Sergio Rossi, e um dos coordenadores dos projetos de educação para segurança no trânsito junto à província de Treviso, que também é um dos principais diretores da ONG Ruaviva, Maury Cruz.
O primeiro compromisso do grupo na cidade, aconteceu na quarta-feira, às 16h. Eles participaram de uma reunião de trabalho, na Escola de Governo Municipal, localizada na Rua Maria Perpétua 72, Bairro Ladeira, com técnicos da Prefeitura envolvidos no projeto, coordenadores e professores de escolas municipais. O grupo italiano esteve em Juiz de Fora em busca de um diagnóstico das ações locais do Projeto OROS.
Na quinta-feira, dia 3, às 10h, houve um encontro com o prefeito Alberto Bejani e com os secretários municipais envolvidos no projeto. Nesta reunião, eles receberam informações sobre o empenho da administração municipal nas ações práticas relacionadas ao projeto. Neste mesmo dia à tarde e no último dia da permanência do grupo na cidade, sexta-feira, dia 4, eles visitaram as escolas municipais Cecília Meireles e Professora Eunice Alves Vieira para conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido junto aos estudantes, a fim de conscientizá-los sobre a importância dos cuidados no trânsito. Estas instituições foram palco da capacitação dos professores para se tornarem multiplicadores junto às crianças, através do projeto Educação para Cidadania no Trânsito.
Em Juiz de Fora, o OROS está sendo desenvolvido por um grupo de trabalho que reúne a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica (SPGE), a Agência de Gestão do Transporte e Trânsito (Gettran) e a Secretaria de Educação (SE).
A finalidade principal do OROS, na cidade, é discutir e colocar em prática iniciativas para segurança no trânsito, na mobilidade urbana e na qualidade de vida. O projeto aborda a segurança nas ruas e estradas como um conjunto de diferentes aspectos: planejamento urbano, educação e segurança, e mobilidade de veículos.
O projeto OROS é uma ação da União Européia e América Latina (URB-AL), que se caracteriza por uma rede dentro da União Européia, responsável por intercâmbios entre Europa e América Latina. Juiz de Fora faz parte da rede desde de 2002. A cidade está inserida da Rede Temática Nº 8, de Controle de Mobilidade Urbana.
A inserção de Juiz de Fora no Projeto OROS
Reconhecendo a importância do Projeto OROS para o município, o prefeito Alberto Bejani assinou o contrato de Cooperação Internacional entre a Prefeitura e a província de Treviso, na Itália, para inserir Juiz de Fora na Rede de Mobilidade Urbana. A deliberação para a participação da cidade no projeto foi determinada pelo prefeito em fevereiro de 2005, durante o Seminário Internacional da União Européia e América Latina. Para Bejani, além de buscar experiências que deram certo em outros centros e divulgar as ações locais, a iniciativa é importante para divulgar Juiz de Fora, nacional e internacionalmente.
No Brasil, além de Juiz de Fora, outras três cidades fazem parte da Rede URB-AL: Erechim (RS), Criciúma (SC) e Santo André (SP). Internacionalmente, Barranquilla (Colômbia), Viña del Mar (Chile), Vara (Suécia), Padova (Itália) também são cidades membros da URB-AL.
Capacitação e treinamento
O Projeto Piloto de Segurança no Trânsito em Juiz de Fora está sendo coordenado por Treviso, tendo como principal ação a educação no trânsito nas escolas e a constituição de uma rede de agentes educacionais municipais e nacionais que dêem ênfase e promovam debates sobre o assunto quanto à educação continuada nas escolas. A intenção é atingir as crianças em fase escolar, que são o foco deste projeto, a fim de promover uma conscientização sobre os riscos e os cuidados no trânsito. Além disso, pretende-se desenvolver o intercâmbio e a difusão de boas práticas vivenciadas em Juiz de fora, ou em outras cidades, para contribuir na constituição de uma Política Permanente de Educação no Trânsito no Brasil.
Seis por cento da rede municipal de educação da cidade estão recebendo os benefícios do OROS. Em abril deste ano, as escolas municipais Áurea Nardelli, Antônio Carlos Fagundes, Cecília Meireles, Thereza Falci, Henrique José de Souza e Eunice Alves Vieira participaram de treinamento, através da capacitação do corpo de professores. A definição inicial por estas instituições se deu com base no resultado de um trabalho estatístico dos acidentes ocorridos no entorno dos estabelecimentos de ensino. O curso abrangeu 24 profissionais com a finalidade de atingir 3.620 alunos.
Para esta primeira fase de desenvolvimento do Projeto OROS na cidade já foram aplicados R$ 66 mil. A verba, empregada nos cursos de capacitação, contratação de consultoria e compra de materiais, faz parte do recurso de 53 mil euros que estão sendo repassados para o município, através da rede de cooperação dos países membros.
Notícias Relacionadas