UIL

Morre aos 70 anos a atriz italiana Laura Betti

A atriz italiana Laura Betti, protagonista de "Teorema" do diretor italiano Pier Paolo Pasolini, morreu nesta madrugada em um hospital de Roma aos 70 anos de idade, informou a agência Ansa.

Nascida na Bolonha (norte), em 1º de maio de 1934, Betti começou sua carreira como cantora de cabaré e foi descoberta por Federico Fellini, que a lançou no cinema no filme "La Dolce Vita".
Ela acabou se tornando a atriz preferida de seu amigo Pasolini, que lhe deu o papel principal em "Teorema", pelo qual ganhou a Copa Volpi de melhor atriz do Festival de Veneza em 1970.

Laura Betti também trabalhou com diretores como Roberto Rosselini ("Fugitivos na Noite", 1960), Marco Bellochio ("Em Nome do Pai", 1972), os irmãos Paolo e Vitorio Taviani ("Allonsanfan", 1973), Mauro Bolognini ("La Gran Burguesía", 1974), Bernardo Bertolucci ("Novecento", 1976), Mario Monicelli ("Viagem com Anita", 1979) e Ettore Scola ("Casanova e a Revolução", 1981).

Em 2002, a atriz foi convidada a vir ao Brasil para exibir o documentário que dirigiu sobre Pasolini, "Pier Paolo Pasolini e a Razão do Sonho", na 26ª Mostra BR de Cinema - Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.