UIL

Os nomes italianos mais queridos para bebês em 2021

A escolha do nome do bebê é uma das atividades que mais engaja os futuros pais, lutando com livros de nomes, discussões sobre nomes familiares (como os dos avós) ou sobre a escolha de dar ou não um nome estrangeiro. Podemos começar dando uma olhada em quais são os nomes de bebês mais populares na Itália e a classificação dos melhores nomes de bebês em 2020-2021.

Nomes italianos masculinos

Quais são os nomes masculinos mais populares e amados na Itália? Aqui estão os 10 nomes mais usados para meninos na Itália em 2020-2021:

LEONARDO - Não há dúvida, olhando a raiz e a origem do nome Leonardo, que o significado é "leão valente, leão corajoso".

FRANCESCO - O termo latino francus significa "em condição de liberdade", então o significado do nome pode ser traduzido como "aquele que é livre".

ALESSANDRO - Alessandro deriva do grego Alexandros, composto pelos termos alexo, "defender", "ajudar" e aner "homem". É, portanto, um nome composto de origens muito antigas que foi imposto a pessoas que se tornaram muito famosas, como Alexandre o Grande, conquistador do Império Persa.

LORENZO - O nome Lorenzo deriva do cognomen latino Laurentius, trazido pelos habitantes da antiga cidade de Laurentum, no Lácio, que, segundo a tradição, foi construída em um local onde cresciam muitas plantas laurus (louro em latim). Outras fontes, no entanto, remontam o nome Lorenzo ao mesmo laurus, a planta de louro que foi colocada nas cabeças de poetas e comandantes que voltaram vitoriosos da guerra.

MATTIA - O nome é composto de dois termos mattath ("presente") e Yah (abreviação de YHWH, o nome hebraico para Deus) e, portanto, o significado é, como para Mateus, "presente de Deus".

ANDREA - Em qualquer caso, o significado do nome pode ser rastreado até a ideia de "homem" e de masculinidade em oposição à feminilidade (em latim o equivalente é vir, viri), bem como de virilidade e força masculina.

GABRIELE - O nome Gabriel pode, portanto, significar "homem de Deus", "homem forte de Deus", mas também "força de Deus".

RICCARDO - O significado do nome Riccardo pode ter uma interpretação diferente: "forte senhor," bravo líder ", bravo poder".

TOMMASO - Em aramaico, o termo Ta'oma, do qual Thomas deriva em latim e, posteriormente, Thomas, significa “gêmeo”.

EDOARDO - O nome Edoardo deriva do antigo termo anglo-saxão Eadweard, composto de ead ("propriedade", "riqueza" ou "rico", "abençoado") e werd ("guardião").

LEIA TAMBÉM: 12 nomes italianos femininos antigos

Nomes italianos femininos

Sofia, Aurora e Giulia são os nomes mais populares e escolhidos na Itália e provavelmente as coisas permanecerão inalteradas, mesmo que possamos esperar algumas surpresas das últimas posições dos vinte primeiros: por exemplo, o nome estrangeiro Nicole, atualmente na 15ª posição, provavelmente subirá um pouco mais de posição este ano. Aqui está a classificação dos nomes para meninas mais usados na Itália em 2020-2021:

SOFIA - Sofia deriva do grego antigo Sophia, que significa “sabedoria, sabedoria”. Sofia também é o nome da deusa da sabedoria na mitologia grega. O nome Sofia tornou-se muito popular na época medieval entre as famílias nobres europeias.

GIULIA - O nome Giulia (assim como Giulio) deriva do latim Iulia ou Julia, que é a forma feminina do cognomen romano Iulius. Era o cognome típico da gens Iulia e, de acordo com a maioria dos especialistas, pode ser rastreado até Iovilios ou Jovilios (que significa "sagrado para Júpiter" ou "descendente de Júpiter").

AURORA - Aurora deriva da palavra latina aurōra que significa "aurora". Do ponto de vista etimológico, talvez seja derivado do latim arcaico ausosa, que por sua vez provavelmente se origina do Sabine Ausel, como era chamada a divindade do Sol, ou de aurum, que significa ouro. Em qualquer caso, o significado do nome se refere à beleza e brilho do amanhecer e da luz. Na mitologia romana, Aurora era a correspondente da deusa grega Eos, que voava para o céu todos os dias para anunciar a chegada da manhã e, portanto, da luz.

ALICE - O nome Alice se tornou muito popular na França e na Inglaterra na virada do século XII, mas depois se espalhou por todo o mundo graças ao famoso romance de Lewis Carrl, Alice no País das Maravilhas e ao filme da Disney baseado no livro de mesmo nome. Segundo o ISTAT, 3800 meninas na Itália foram batizadas com o nome Alice em 2015, a popularidade máxima desse nome foi em 2004, com 4800 assim chamadas. Ele está no ranking dos 20 nomes italianos mais populares.

GINEVRA - Ginevra é um nome feminino que tem feito algum sucesso na Itália nos últimos anos. Evoca uma personalidade aristocrática e sofisticada e é certamente um nome antigo. O nome Ginevra, de origem galesa, significa espírito branco, mas também elfo brilhante.

EMMA - O significado do nome, se quisermos aceitar sua origem germânica ligada ao diminutivo de nomes mais longos que começavam com ermen, deve ser considerado "universal", "total". Enquanto para aqueles que derivam do termo imme o significado de Emma é "valente, trabalhadora, enfermeira".

GIORGIA - Giorgia deriva do nome imperial latino Geórgia, em si uma forma feminina do grego e bizantino Geôrgios, que significa "camponês", "agricultor", "trabalhador da terra".

GRETA - Greta é na verdade uma hipocorista de Margherita que com o tempo se transformou em um verdadeiro nome feminino (na verdade, não tem uma variante masculina): Margherita se origina do antigo termo grego μαργαριτης (margaritas), que indicava a pérola, então na Idade Média, estava diretamente associado ao nome da flor, Margherita.

LEIA TAMBÉM: Os mais belos nomes inspirados nas deusas greco-romanas

BEATRICE - O nome Beatrice deriva do termo latino Beatrix que significa "aquela que faz feliz", "aquela que dá bem-aventurança", por sua vez derivado de Beatus (Bem-aventurada). Algumas outras fontes derivam o nome de Beatrice em Viatrix, de Viator, que é "viajante", um nome muito difundido nas antigas comunidades cristãs que com este termo indicavam peregrinos.

ANNA - O nome Anna significa "graça" ou "favor" no hebraico antigo, mas também pode ser interpretado como "gracioso". Deve-se dizer também, no entanto, que alguns referem o nome Anna à língua berbere onde tem o significado de "mãe".