UIL

Novo estudo mostra aumento da obesidade na Europa

A cada ano, o número de obesos na União Européia, especialmente entre os jovens, aumenta em meio milhão de pessoas, segundo estatísticas oficiais apresentadas nesta, terça-feira, em Bruxelas.

Mais de 14 milhões de crianças sofrem com excesso de peso, dos quais quase três milhões ultrapassaram a fronteira da obesidade, e o número de jovens com excesso de peso aumenta em 400 mil pessoas a cada ano, segundo números da Força-tarefa Internacional contra a Obesidade (FTIO).

Sediada em Londres, a FTIO trabalha em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os problemas crescentes relacionados com os altos níveis de obesidade. Seu último estudo, realizado em conjunto com a Associação Européia para o Estudo da Obesidade (EASO), desmente o senso comum de que os países europeus são menos afetados pelo fenômeno do que seus vizinhos do norte. "Malta, Sicília, Gibraltar e Creta, assim como Espanha, Portugal e Itália, apresentam taxas de excesso de peso e obesidade que excedem os 30% entre crianças de 7 a 11 anos", destacou a FTIO.