UIL

Piracicaba: o resgate da cultura trentina, com muita polenta

Neste final de semana acontece a 10ª Festa da Polenta do bairro Santa Olímpia, em Piracicaba (SP). O tradicional evento é promovido pela Associação de Moradores e tem como objetivo principal propagar a cultura trentina-tirolesa presente no bairro. A abertura aconteceu nesta sexta-feira, com missa realizada na Praça Central e atrações artísitcas.

Em 2005, a festa recebeu cerca de 12 mil visitantes e foram consumidas 1,5 toneladas de polenta, segundo a organização. Para este ano a expectativa é de que passem pelo local 15 mil pessoas. Além de porções de polenta frita, pastéis, salsichão, espetos de frango e carne, serão servidos pratos típicos como polenta com frango ao molho e cràuti (repolho curtido, cozido com costelinha de porco, lingüiça calabresa e bacon), cuccagna (fritada de ovos misturada com lingüiça, tomate, cebola, queijo e bacon) e canederli (sopa de nhoque preparada com pão amanhecido, trigo, frango, lingüiça e temperos diversos).

Outros aspectos da cultura trentina poderão ser observados por meio de danças, músicas, museu e bebidas artesanais, entre elas sangria e vinhos. O público também terá a disposição uma cafeteria tirolesa, localizada em porão rústico de casarão antigo que oferecerá chocolate quente, cafés, capuccino, pães e bolos caseiros e a tradicional gròstoi (pasteizinhos doces). O acesso ao bairro é feito pela estrada de Charqueada.

No domingo (30), as crianças poderão desenvolver atividades recreativas especiais como oficinas de bonecos em argila, bonecos de sabugo de milho, tingimento de ovos, além de ensinar antigas brincadeiras existentes na comunidade.

Santa Olímpia

As famílias da Província de Trento começaram chegar ao Brasil em 1877, fugindo dos conflitos decorrentes da unificação italiana, fome e desemprego. O bairro de Santa Olímpia foi fundado em 20 de novembro de 1892, formando uma das mais expressivas colônias de imigrantes de toda a região.

Importante pólo regional de desenvolvimento industrial e agrícola, Piracicaba está situada em uma das regiões mais industrializadas e produtivas de todo o Estado, onde se concentra uma população aproximada de 1 ,2 milhão de habitantes. A condição econômica do município é estável, favorecendo a instalação de grandes indústrias. Um distrito industrial muito bem estruturado, adequado a um plano de desenvolvimento equilibrado, é também fator de atração para novas indústrias.

O complexo industrial da região de Piracicaba é formado por mais de 5 mil indústrias, destacando-se entre as variadas atividades os setores metalúrgico, mecânico, têxtil, alimentício e petroquímico, incluindo combustíveis.

Além da disponibilidade de mão-de-obra com boa formação cultural e de níveis técnico e especializado, o que garante trabalhadores qualificados e com capacidade de adaptação facilitada, outros aspectos positivos de Piracicaba são a baixa rotatividade de emprego e a presença de atividades sindicais não radicalizadas. Os níveis salarial e de benefícios acompanham ou estão um pouco abaixo do padrão do mercado de trabalho da Capital do Estado (Ciagri/Usp.

Programação no final de semana

Sábado – 29/07

18h – Missa

20h – Apresentação da rainha e embaixatriz.

20h30 - Coral infanto-juvenil Và Pensiero.

21h – Coro Stella Alpina e Càneva.

21h30 – Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas (juvenil e infanto-juvenil).

22h – Banda Radak.

23h – Banda Prisma.

Domingo – 30/07

9h30 – Missa.

13h - Coro Stella Alpina e Càneva.

14h - Apresentação da rainha e embaixatriz.

14h30 - Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas (mirim e infantil).

15h – Grupo Infantil de Danças Folclóricas (Santana).

15h30 – Volkstanzgruppe Tirol Schuhplattler.

16h - Grupo Santa Olímpia de Danças Folclóricas (adulto).

16h30 – Banda Nostalgia.

20h – Encerramento.