Mooca, 450 anos: passione inconfundibile
O II Ssupremo, promovido pela Subprefeitura de Mooca, em São Paulo, acontece de 15 a 31 de agosto, na biblioteca Afonso Taunay, na rua Taquari, 549. Ao contrário do ano passado, quando todo o tipo de manifestação artística foi aceito, desta vez o evento recebe exclusivamente fotografias. Tema: os 450 anos de um dos bairros mais italianos de uma das cidades mais italianas existentes fora da Itália.
O Ssupremo, na realidade, é um todos inúmeros eventos e acontecimentos que se realizarão ao longo do mês de agosto para comemorar os quatro séculos e meio de um bairro que surgiu dois anos após a fundação da cidade e que começou a se tornar inconfundível a partir do início do século passado, com a chegada dos imigrantes italianos.
Por isso, aliás, As comemorações alusivas ao aniversário oficial do bairro, cujos habitantes imprimiram a ele uma personalidade peculiar, acontecerão inclusive na Itália. Um decreto a tornará irmã de um bairro de Turim. O bairro mais antigo da capital paulista também receberá um selo comemorativo dos Correios.
Além disso, como não poderia deixar de ser, a programação vai explorar as principais tradições do bairro: missas, bailes, atos e desfiles cívicos, atividades culturais, torneios esportivos, micaretas, exposições, homenagens a cidadãos, concursos e festas gastronômicas. Nunca esquecendo que junto com os italianos, os espanhóis e portugueses fizeram da Mooca um lugar que consegue manter inalteradas algumas coisas, como a paixão pelo lugar em que moram, trabalham, criam seus filhos, vivem em comunidade.
O aniversário começará a ser comemorado com um ato cívico na avenida Paes de Barros, incluindo a colocação de flores no Obelisco do bairro. Igualmente, ocorrertá haverá um desfile com alunos de escolas do bairro, que será apoiado da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana.
Segundo o presidente da Sociedade Amigos da Mooca, Isidoro Del Vecchio, de 81 anos, "os moradores do bairro sempre foram festeiros e nossa sociedade sempre se organizou em torno do aniversário da Mooca. A diferença é que, antigamente, não havia uma data definida para as festas. Decidíamos festejar quando a coisa esquentava, quando todos se empolgavam", contou o presidente da SAM, Isidoro Del Vecchio, de 81 anos.
Uma missa será celebrada na igreja Nossa Senhora do Bom Conselho, na rua da Mooca. Após, está marcada uma sessão solene com autoridades, Hino Nacional e banda do município. P ersonalidades que contribuíram para o desenvolvimento do bairro receberão título de cidadão mooquense.
Obras de infra-estrutura marcam a participação da Subprefeitura nas comemorações do aniversário do bairro. Reforma de calçadas, recapeamento de ruas, construção de canteiros e arborização, além da revitalização da rua da Mooca, são melhorias que a Mooca passará a contar. O espírito cordial, o forte apego ao bairro, também vão sofrer mudanças. Tornar-se-ão cada vez mais fortes.
Afinal, como destaca texto do Portal da Mooca ( http://www.portaldamooca.com.br) Quem imagina a Mooca como um bairro provinciano e macarrônico, cuja principal diversão é, nos sábados à noite, comer pizza regada a vinho nas dezenas de pizzarias ali existentes, conforme muitas vezes já ironizaram as inúmeras novelas e programas humorísticos da televisão, não está muito errado.
Este bairro possui características muito próprias que o distingue de todos os demais bairros de São Paulo. Uma dessas características é a forma de falar de seus moradores: a Mooca possui um sotaque próprio, inconfundível. Mesmo quem não é originário de lá, mas que ali vive já há algum tempo, adquire esse sotaque, esse jeito de falar com as mãos.
Notícias Relacionadas