UIL

Turismo mundial deve crescer menos este ano

 O turismo mundial deve crescer 5,1 por cento neste ano, reduzindo a velocidade após uma recuperação de 6,8 por cento registrada no ano anterior, disse o Conselho Mundial de Turismo e Viagem (WTTC) na segunda-feira.

Calcula-se que a economia gerada pelo turismo mundial deva se expandir para 7,8 trilhões de dólares em 2005, quando retoma níveis de crescimento mais normais, informou a associação de comércio com sede em Londres.

A Ásia representou um dos mercados que mais cresceram no mundo, principalmente por causa do aumento de turistas chineses e indianos, disse o presidente da WTTC Jean-Claude Baumgarten.

"O pêndulo está definitivamente se inclinando para a Ásia", disse ele a uma coletiva de imprensa sobre o turismo de Portugal.

A economia do turismo, que inclui receitas diretas e indiretas do setor, declinou 2,7 por cento em 2002 por causa dos ataques de setembro de 2001 aos Estados Unidos, segundo Rick Miller, o vice-presidente-executivo da WTTC. Ela cresceu 3,4 por cento em 2003, com a epidemia da Sars (síndrome respiratória aguda grave) atrapalhando o crescimento, disse.

"Houve uma recuperação realmente saudável no ano passado e estamos só agora voltando para um índice normal", afirmou em uma entrevista por telefone de Nova York.

Os principais mercados que terão crescimento, previstos em 2004, incluem a China, os EUA, a França e a Espanha, disse Miller.

A expansão no bloco da União Européia (UE), com 25 países, está estimada em 4 por cento este ano, a mesma de 2004.

O crescimento mundial está previsto em 4 por cento anualmente até 2015, enquanto a expansão da UE está estimada em 3,2 por cento.