UIL

Vida no campo atrai jovens italianos

Uma pesquisa conduzida pela Coldiretti, a principal entidade do setor agrícola italiano, apresentou um resultado que surpreendeu até mesmo os organizadores da sondagem: um terço dos italianos considera como um afortunado um jovem que consegue uma colocação no âmbito da agricultura,  “uma área que permite contato com a natureza, onde a pessoa deve exprimir criatividade e inovação.

O trabalho foi desenvolvido por ocasião da primeira edição do premio Oscare Green, dedicado aos jovens que escolheram a vida no campo mesmo em uma economia pós-industrial como a italiana. Um total de 29% dos pesquisados consideraram essa opção uma escolha irracional, de fundo idealista.

Atualmente, a Itália conta com mais de 100 mil propriedades conduzidas por pessoas com  menos de 35 anos, o que representa pouco mais de um quinto do percentual bos 25 países da União Européia, onde número de empreendedores jovens chega a 1,5 milhão.

A pesquisa da Coldiretti indica que, na Itália,  as propriedades das pessoas com menos de 35 anos  têm dimensões superiores à média nacional, chegando a 9,4 hectares. O faturamento também está acima da média, 18.720 euros contra 10.680. Os jovens igualmente manifestam mais atenção com a produção orgânica.

I  giovani under 35 nelle campagne italiane a fare impresa

Numero di aziende                                    107mila (più di un quinto di quelle europee)
Conduzione femminile                                 25 %
Superficie media per azienda                       9,4 ettari (oltre 54% in più della media nazionale)
Fatturato medio per azienda              18.720 (75% in più della media nazionale)
Numero di occupati per azienda                   0,9 unità (50% in più della media nazionale)
Propensione al biologico                               3,7% (rispetto al 2,1% della media nazionale)
Proprietà terra                                            54% (contro il 74% della media nazionale)