UIL

2 de junho, Dia da República Italiana

Por que o Dia da República na Itália é comemorado em 2 de junho? A data marca, na história do país, a passagem da Monarquia à República, forma de governo que continua em vigor. Na verdade, 2 de junho de 1946 é a data em que o referendo foi realizado após o fim da Segunda Guerra Mundial e das lutas partidárias. As celebrações do Dia da República acontecem em Roma ao longo dos fóruns imperiais e terminam com a deposição da coroa de louros ao soldado desconhecido na Piazza Venezia.

O que significa o Dia da República na Itália?

Em 2 de junho de 1946, os italianos foram às urnas para escolher - através de um referendo popular - entre a Monarquia e a República. Por isso, a celebração do dia 2 de junho leva o nome de “Dia da República”.

A questão do referendo previa a escolha entre a República e a Monarquia. A participação popular foi impressionante , cerca de 89,08% dos votantes foram às urnas. Na noite entre 12 e 13 de junho de 1946, na sequência do resultado do referendo, o Presidente Alcide De Gasperi assumiu as funções de Chefe de Estado Provisório enquanto o ex-Rei Umberto II deixava a Itália antes mesmo de aguardar o desfecho dos recursos para o Tribunal de Cassação.

Quem estabeleceu o Dia da República em 2 de junho?

O primeiro Dia da República foi celebrado em 2 de junho de 1947, um ano após o referendo que marcou o fim da monarquia na Itália. Em vez disso, o tradicional desfile militar na via dei Fori Imperiali e o cerimonial relacionado no Vittoriano foram inaugurados em 1948 pelo então Presidente da República Luigi Einaudi. Desde aquela época, o cerimonial nunca mudou. No entanto, foi apenas em 1949 que o Dia da República foi oficialmente declarado feriado nacional. 

Este aniversário, porém, nem sempre foi comemorado em 2 de junho, como é o caso hoje; em 1977, devido a uma gravíssima crise econômica que atingiu todo o país, o Dia da República foi transferido para o primeiro domingo de junho, para não perder um dia útil. Somente em 2001, por decisão do presidente Carlo Azeglio Ciampi, o Dia da República voltou à data original, em 2 de junho de cada ano.

2 de junho de 1946 também é uma data importante porque determinou a escolha dos membros da Assembleia Constituinte encarregados de redigir a Carta Constitucional. Isso foi concluído em 1º de janeiro de 1948 e ainda está em vigor hoje.