
Refém italiano da ditadura venezuelana faz contato com a família
Alberto Trentini, agente humanitário preso em Caracase desde novembro de 2024, tranquilizou sua família : "Estou bem, estou tomando meus remédios". A mediação diplomática do governo italiano para sua libertação continua.
Após 182 dias de silêncio e preocupação, Alberto Trentini, trabalhador humanitário preso em Caracas, na Venezuela, desde novembro de 2024, entrou em contato com sua família. No telefonema, ele disse que está bem, tomando seus remédios regularmente e que espera poder retornar em breve à Itália. Conforme relatado pelo jornal italiano la Repubblica (16/05), o telefonema foi confirmado pela Farnesina e pela advogada Alessandra Ballerini.
O desaparecimento e a prisão
Trentini, 45 anos, chegou na Venezuela em 17 de outubro de 2024 a serviço da ONG Humanidade e Inclusão, com a tarefa de coordenar projetos de assistência a pessoas com deficiência. No dia 15 de novembro, durante o trânsito de Caracas a Guasdalito, foi parado em um posto de bloqueio e levado preso, junto com o motorista do veículo, também membro da ONG. Somente em fevereiro de 2025 tomou-se conhecimento da acusação contra Trentini: terrorismo e conspiração contra a República Bolivariana, dentro de um momento político sempre tenso e travado em cooperação internacional. Ele permanece desde então preso em El Rodeio I, no município de Miranda, a três quilômetros da capital.
A última mensagem aos pais havia sido enviada na chegada a Caracas. A partir daquele momento, nenhuma comunicação direta com a família havia sido feita, e nenhuma confirmação oficial de qualquer solicitação. As preocupações da família imediatamente circularam na internet, tanto por se tratar de um país submerso pela ditadura de Nicolas Maduro, quanto pelos problemas de saúde do agente humanitário que sofre de hipertensão.
Um caso simbólico de diplomacia de reféns
O caso Trentini insere-se em uma estratégia política em curso no regime de Nicolás Maduro, acusado por diferentes organizações internacionais de usar o termo "diplomacia de reféns": em favor de cidadãos estrangeiros como alavanca para obter concessões políticas ou diplomáticas. A Itália, que não confirmou a realização de nenhuma eleição venezuelana em 2024, é considerada por Caracas um ator hostil e poderia confirmar a detenção do italiano.
A chamada telefônica de Trentini é considerada resultado do esforço diplomático liderado pelo governo italiano, que nos últimos meses intensificou os contatos com as autoridades venezuelanas.
Enquanto amigos, colegas e voluntários continuam a mobilização na Itália para manter viva a atenção à história, o contato de Alberto Trentini é uma nova esperança. Seis meses após sua prisão, a confirmação de sua saúde física e mental agora é uma notícia reconfortante. Mas ainda há um longo caminho a percorrer para que ele finalmente retorne para casa.
Notícias Relacionadas
-
Refém italiano da ditadura venezuelana faz contato com a família
21 May 2025 -
Friuli Venezia Giulia sofre com despovoamento na Itália
03 Apr 2025 -
Navio Amerigo Vespucci aporta em Veneza
13 Mar 2025 -
Cresce o número de estrangeiros regulares na Itália
20 Feb 2025 -
Toscana regulamenta o suicídio assistido
11 Feb 2025