A apatia dos oriundi
Por Julia Helena Vallada
Temos que provar que somos mesmo iguais àqueles que um dia deixaram pra trás toda sua vida e sem medo, ou com muito medo, enfrentaram outras terras.
Temos que manifestar nossa indignação para com os atendimentos consulares, para com a falta de dignidade com que somos tratados pela Itália.
Mostrar que não somos cidadãos de 2ª categoria, mas filhos, netos, bisnetos de italianos bravos e destemidos.
Não adianta meia dúzia de abnegados lutarem por esse direito, pois isso jamais será visto como uma luta e sim como pessoas “chatas”.
Porém, se a grande maioria começar a exigir esses direitos, através de cartas, e-mail, telefonemas, mensagens etc enviadas à Embaixada, Parlamento, Ministério do Exterior Italiano etc... Começaremos a ser vistos como cidadãos que exercem sua cidadania.
Façamos manifestações pacificas defronte á consulados e embaixada, sigamos os passos de nossos antepassados e mostremos nosso descontentamento.
Honremos nosso sangue italiano exigindo dos representantes do governo italiano o cumprimento das leis da Constituição daquele país.
Julia Helena Vallada
São Vicente/SP/Brasil
Notícias Relacionadas
-
Senado da Itália inicia análise do decreto de cidadania
07 Apr 2025 -
A estratégia judicial e política para recuperar o direito à cidadania
03 Apr 2025 -
Qual o futuro da Cidadania Italiana dos ítalo-descendentes?
31 Mar 2025 -
O novo Decreto sobre a Cidadania Italiana: Entenda
30 Mar 2025 -
Constitucionalidade da cidadania italiana é tema de encontro em Florença
10 Mar 2025