UIL

ABE promove III Concurso Internacional de Vinhos do Brasil

A evolução da vitivinicultura brasileira nos últimos anos vem sendo destacada por enólogos e connaisseurs do mundo todo. Os cuidados com a qualidade dos produtos têm resultado em premiações cada vez mais freqüentes, obtidas em importantes e reconhecidos concursos internacionais. A consolidação que vem sendo alcançada devido à alta qualidade dos produtos também reflete no expressivo aumento do volume de produção de vinhos e espumantes no país. Considerado um novo mercado consumidor e, especialmente, promissor para o setor, o Brasil desponta no cenário internacional com excelente repercussão.

A abertura do mercado, tanto para exportação como importação, vem atender o grande interesse pelo consumo de vinho no país. Não existem fronteiras no mundo do vinho. O que existe é a exigência de qualidade por parte do público consumidor, aspecto que vem sendo seguido e priorizado por vinícolas do mundo inteiro. Como forma de divulgar e incentivar o conhecimento e a apreciação de excelentes vinhos, a Associação Brasileira de Enologia promove o III CONCURSO INTERNACIONAL DE VINHOS de 7 a 10 de novembro de 2006, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. A credibilidade e repercussão dos projetos desenvolvidos pela entidade serviram de ponto de partida para a organização do concurso com abrangência internacional. Depois do sucesso em 2002 e 2004, com a participação de vinícolas de 12 países, a Associação Brasileira de Enologia se prepara para realizar um concurso mais abrangente e representativo.

O Concurso Internacional de Vinhos é uma excelente oportunidade para divulgação dos vinhos apresentados, além de promover o intercâmbio profissional e tecnológico. A troca de experiências é a principal motivação do evento, que também será credenciado pelo julgamento dos grandes especialistas do mundo.

A expectativa é de que o III Concurso Internacional de Vinhos do Brasil supere os números da segunda edição, em 2004, que foi de 401 amostras de 13 países. O Concurso segue as normas da Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV) e da Union Internationale des OEnologues (UIOE). O júri será formado por especialistas nacionais e internacionais convidados pela ABE, que estarão avaliando às cegas as amostras. As inscrições podem ser feitas através do site www.enologia.org.br. Vinícolas e importadoras de todos os continentes estão sendo convidados a participar. A divulgação está sendo feita através do envio de material institucional do evento.

A qualidade e repercussão dos projetos desenvolvidos pela entidade serviram de ponto de partida para a organização do concurso com abrangência internacional. Depois do sucesso em 2002 e 2004, a ABE se prepara para realizar um concurso mais abrangente e representativo. O Concurso Internacional de Vinhos do Brasil é uma excelente oportunidade para divulgação dos vinhos apresentados, além da garantia de promoção e intercâmbio profissional e tecnológico. A troca de experiências é a principal motivação do evento, que também será credenciado pelo julgamento de grandes especialistas do mundo inteiro.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Presidente - Dirceu Scottá

Vice-presidente - Carlos Abarzua

1º Secretário - Delto Garibaldi

2ª Secretária - Vanessa Stefani

1º Tesoureiro - Dario Crespi

2º Tesoureiro - Ismar Pasini

Diretora Social - Cláudia Stefenon

Diretores de Eventos - Marcos Vian e Cláudio Cattani

Diretor Cultural - Christian Bernardi

Diretores Técnicos em Enologia - Antonio A. Czarnobay e Valter Marzarotto

Comissão de Concursos - Luciano Scomazzon e Juciane Casagrande