Facebook

Serenidade, sabedoria e paz

O mundo inteiro está passando por uma grave epidemia que nos traz medo e muita apreensão não somente pela doença, mas pela insegurança no futuro. Tudo isto me trás lembranças dos tempos por mim vividos. 

Sou uma mulher de 84 anos e no próximo mês vou completar 71 anos no Brasil. Nasci e cresci na Itália, durante a guerra, e no tempo que me resta, estou vivendo outra guerra. 

Enquanto na guerra que vivi, a Segunda Guerra Mundial, eram presentes armas, batalhões de soldados, bombardeios, destruição e mortes nos campos de concentração, onde perdi vários familiares, neste momento, vivemos outro tipo de guerra que espalha medo e pânico e onde nada é visível.

Minha experiência e dever de mãe, avó e mulher que viveu todas estas tragédias, que sobreviveu a três tipos de câncer, é dizer que é necessário e precisamos ser fortes, obedientes, disciplinados, corajosos e ter fé, uma fé inabalável em Deus. 

Seja qual for a tua fé, ela é uma arma poderosa que te deixará mais forte para enfrentar este período tão turbulento.

Precisamos nos manter ocupados, principalmente os mais idosos, ocupar o nosso tempo com coisas que nos ajudem a ficar mais calmos e serenos, para assim demonstrarmos nossa experiência e sabedoria. Desta forma, ajudaremos aos mais jovens dando-lhes exemplo e equilíbrio para que possam viver e trabalhar.

A vida é longa e durante a nossa caminhada encontramos sempre grandes obstáculos, alguns menores e outros que nos parecem intransponíveis, mas com confiança venceremos e alcançaremos nossas metas.

Com carinho, desejo a todos que aproveitem este momento para refletir e em paz. Juntos recomeçarmos um novo tempo.

Nerina Bortoluzzi Herzog

Nerina Bortoluzzi Herzog, nasceu em Tambre, Belluno, na Itália, em 15/05/1936. Ela emigrou para o Espírito Santo, Brasil, com os pais e 1 irmão, em 1949. É tradutora juramentada de italiano e sempre atuou ativamente junto à comunidade italiana, no Espírito Santo.

nerinabh@gmail.com