UIL

Barcelona, o novo eldorado dos italianos. De todas as partes do mundo

Um novo eldorado que vem  instigando  o inquieto espírito italiano por melhores oportunidades. Assim tem se configurado na última década Barcelona, a grande metrópole espanhola, segundo matéria divulgada nesta semana pelo Le Monde.  Conforme o enviado especial do jornal francês, Jean-Jacques Bozonnet, os italianos, com uma significativa parcela de descendentes latino-americanos com cidadania (60%), já representam a maior comunidade estrangeira da capital da Catalunha -  mais de 50 mil. O número praticamente dobrou a partir de 2005.

Mesmo que essa presença seja ironizada  por Maurizio Bandettini, vice-presidente da Casa degli Italiani local, que chama esses cidadãos italianos de “só passaportes”, esse grupo teria chegado com a determinação de se estabelecer definitivamente, enquanto os nascidos na Itália ainda acalentam o desejo de retornar ao país, conforme  explicou ao jornalista francês uma autoridade da prefeitura local.

Ao entrevistar italianos estabelecidos na sempre atraente cidade mediterrânea, Jean-Jacques Bozonnet ouviu  argumentos que  talvez ajudem a explicar essa invasão, como por exemplo a eficiência da burocracia para a instalação de um negócio. Fatores econômicos que, inclusive, estão por traz do que já vem sendo chamado milagre espanhol. Mesmo com a crise econômica, no ano passado foram registrados mais 1.841 cidadãos italianos.

O fato é que, como reconhece um entrevistado, que Barcelona está na moda na Itália.

Leia a matéria publicada peloLe Monde