UIL

Bento assina gemellaggio com cidades de Trento

A Prefeitura de Bento Gonçalves assinou, na tarde desta sexta-feira (15), Gemellaggio com as cidades italianas de Rovereto, Nogaredo, Terragnolo, Trambileno e Villa Langarina, pertencentes à região de Vallagarina, na Província de Trento. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura com a presença de cerca de 80 pessoas.

“Este é um dia significativo para Bento Gonçalves e para as cidades com quem estamos firmando este acordo. Que este desafio encontre em todos nós a disposição para que transformemos esta iniciativa em ações que tragam proveito a todos nós”, discursou o Secretário Municipal de Turismo e articulador do Gemellaggio Ivo Antônio Da Rold.

Como anfitrião da solenidade o Prefeito Alcindo Gabrielli falou sobre a importância do Gemellaggio para o desenvolvimento da comunidade e para a valorização dos imigrantes que colonizaram o município. “Em nome do povo de Bento Gonçalves tenho a honra de conduzir o Gemellaggio que formaliza a intenção concreta de estabelecer e estreitar relações de cooperação, integração cultural, econômica, administrativa e tecnológica, mas, acima de tudo, de amizade, de solidariedade e de fraternidade com os nossos irmãos de sangue, numa justa homenagem à memória de nossos antepassados, precursores da nossa história, que há 132 anos iniciaram a construção de nossa cidade. Este ato histórico é o primeiro passo que sucederá um novo caminho, pavimentado pela oficialização das nossas relações”.

Discursaram ainda em nome da comunidade de Bento Gonçalves o Padre Júlio Giordani, o Presidente da Associação Trentini nel Mondo Rino Zandonai, o representante do Prefeito de Terragnolo Alessandro Valduga, a Vice-Prefeita de Nogaredo Liliana Maffei, o Prefeito de Villa Lagarina Alessio Manica e o Vice-Prefeito de Rovereto Cristian Sala.

Características semelhantes

A região com a qual Bento Gonçalves assinou o protocolo de intercâmbio apresenta características semelhantes as das Serra Gaúcha. A região de Vallagarina é muito parecida com o Vale dos vinhedos e é formada por cinco municípios (Rovereto, Nogaredo, Terragnolo, Trambileno e Villa Lagarina), sendo o mais importante Rovereto, cidade onde Wolfgang Amadeus Mozart realizou seu primeiro concerto, aos 14 anos. A região produz os melhores vinhos tintos do norte da Itália, além de ser cortada pelo Rio Adige que se assemelha ao Rio das Antas. Rovereto ainda possui o maior Museu de Arte moderna do norte da Itália, inaugurado recentemente. Na Província Autônoma de Trento funciona ainda a Escola de Enologia de San Michele al Adige, que realiza as pesquisas e formação de jovens para o mercado de enologia. Trento é a capital do Histórico Concilio de Trento que reformou a Igreja Católica.