UIL

Galileo Galilei

Galileo Galilei nasceu em 15 de fevereiro de 1564, em Pisa, na Itália, e faleceu em 8 de janeiro de 1642, em Arcetri, perto de Florença. Era o filho mais velho de Vincenzo Galilei, músico que deu importantes contribuições para a teoria e prática da música. No início da década de 1570, a família mudou-se para Florença, onde Galileu frequentou a escola do mosteiro em Vallombrosa. 

Filósofo, astrônomo e matemático que fez contribuições fundamentais para as ciências do movimento, para a astronomia, a resistência dos materiais e o desenvolvimento do método científico. De fato, o seu nome está associado a importantes contribuições na matemática e na astronomia - incluindo o aperfeiçoamento do telescópio, que lhe permitiu importantes observações das estrelas - e à introdução do método científico (muitas vezes chamado de método galileu ou método científico experimental). De importância primordial é o seu papel na revolução astronômica e seu apoio ao sistema heliocêntrico e à teoria copernicana.

Galileu e o florescimento do idioma italiano

Galileu também foi um dos primeiros a usar o italiano em vez do latim para escrever suas principais obras; por isso, além de suas sensacionais descobertas e invenções, é lembrado por muitas palavras retiradas da linguagem comum que redefiniu e utilizou em seus escritos, como alone, bilancetta, candore, impeto, forza, macchia, meccanica, momento, occhialino, taglia, vite.

Embora o latim ainda dominasse o campo científico favorecido pelo fato de garantir a difusão de ideias e descobertas em um nível certamente elitista, mas supranacional, Galileu optou por usar o italiano em suas obras mais importantes e decisivas para a fundação da ciência moderna. Os primeiros tratados de Galileu foram escritos na língua toscana: o pequeno ensaio La Bilancetta (de 1586) e As operações do compasso geométrico e militar(1606) que contém, no prefácio, a explicação das razões que o levaram a evitar o latim: a obra em língua toscana podia ser lida por quem tivesse mais interesse pela «milícia» do que pela língua latina, ou seja, chegar aos técnicos, os realmente interessados no assunto. Mesmo que ele escreva o Sidereus Nuncius em latim , com o objetivo de se dirigir a toda a comunidade de cientistas entrando diretamente no debate europeu, com suas obras maduras, primeiro Il Saggiatore (1623) e posteriormente o Dialogo sopra i due maximi sistemi (1632 ), o grande tratado em forma dialógica que reúne as pesquisas de toda a sua vida, Galileu faz uma verdadeira "virada" linguística em favor do uso do volgare.

Cronologia

1581
Galileu entra na Universidade de Pisa para estudar medicina, mas acaba decidindo fazer da matemática e da filosofia natural sua profissão. Mais tarde, ele escreve um pequeno tratado sobre pesagem de pequenas quantidades e começa seu estudo do movimento.

1589–92
Um patrono ajuda Galileu a garantir a cadeira de matemática na Universidade de Pisa. Ele escreve seu tratado Sobre o Movimento durante esse período, demonstrando que várias das ideias de Aristóteles sobre como os objetos se movem são falsas.

1592–1610
Galileo ensina na Universidade de Pádua e continua seus estudos de movimento. Seus experimentos resultam na lei da queda dos corpos e na descoberta de que o vôo de um projétil, como uma bala de canhão, é curvo. Ambas as ideias contradizem a física aristotélica.

1609–10
Galileu constrói um telescópio para observar o Sol, a Lua, os planetas e as estrelas. Em 1610 ele descobre quatro luas girando em torno do planeta Júpiter. Em seu livro The Sidereal Messenger, Galileu descreve suas descobertas apoiando a teoria heliocêntrica de Copérnico , que propunha que a Terra e os outros planetas giravam em torno do Sol. (Durante séculos, a astronomia baseou-se na  teoria de Ptolomeu de que a Terra era o centro do universo e imóvel.) Cosimo II de Medici , grão-duque da Toscana, nomeia Galileu matemático e filósofo da corte. 

1613–16
Os oficiais da Igreja Católica Romana ficam cada vez mais alarmados com o apoio de Galileu às ideias de Copérnico. Em sua Carta à grã-duquesa Cristina , Galileu discute o problema da interpretação das passagens bíblicas à luz da teoria copernicana. A igreja o adverte a não “sustentar, ensinar ou defender” essa teoria “oralmente ou por escrito”.

1623
Galileo publica The Assayer , uma discussão sobre a realidade física – o “livro do universo” – e o método científico de explorá-lo. Ele argumenta que o universo está escrito na linguagem da matemática e da geometria e que, sem aprender essa linguagem, a verdadeira natureza do universo não pode ser compreendida. 

1624
O Papa Urbano VIII dá permissão a Galileu para escrever sobre suas teorias do universo, mas o adverte para dar a Copérnico apenas um tratamento leve.

1632–33
Galileu publica Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo, ptolomaico e copernicano (1632). A obra é um debate entre três personagens, mas as conclusões claramente favorecem Copérnico. No ano seguinte, Galileu é convocado a Roma para ser julgado por heresia . Ele é condenado e sentenciado à prisão perpétua. Em vez de ir para a prisão, ele é colocado em prisão domiciliar em uma villa perto de Florença pelo resto de sua vida.

1633–38
Galileu continua seu trabalho, escrevendo um novo livro, Dialogues Concerning Two New Sciences. Ele discute seus estudos anteriores sobre a resistência dos materiais e resume suas investigações matemáticas e experimentais de movimento. Em 1638, a obra é contrabandeada para fora da Itália e publicada na Holanda.  

8 de janeiro de 1642
Galileu morre em sua villa, aos 77 anos. Mais de 350 anos depois, a igreja reconhece que Galileu estava certo sobre a teoria de Copérnico.