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Leonardo da Vinci, vida e obras

Leonardo da Vinci foi um artista em todos os campos (pintura, escultura, música, arquitetura, literatura) e estudou profundamente todas as ciências (matemática, física, cosmologia, mecânica, engenharia, anatomia, geologia).

Precisamente por seus estudos ecléticos ele é definido como Homo Universalis, ou seja, Homem Universal.

Leonardo sempre se afastará de qualquer intelectualismo, para ancorar-se, com a alma experimental do homem de ciência, nos dados empíricos, na observação direta da natureza, campo ilimitado e inesgotável para suas investigações.

Em 15 de abril de 1452, o rico e importante notário toscano, ser Antonio da Vinci, registra o nascimento de seu sobrinho Leonardo, filho ilegítimo de seu filho, também notário, ser Piero. A mãe é uma camponesa do vilarejo de Anchiano, mulher humilde demais para ser admitida em família de tal categoria.

O pequeno Leonardo da Vinci passou a primeira infância na casa do avô, para depois ser confiado ao pai que, após seu nascimento, casou-se com a nobre Albiera di Giovanni Amadori. A criança é bem recebida pelo casal, que não terá outros filhos, e os três mudam-se para Firenze. 

Sua inteligência viva e seu talento para o desenho foram desde cedo notados na família, tanto que seu pai o confiou aos cuidados de Andrea del Verrocchio, o mais importante mestre florentino da época.

Leonardo nasce em Vinci, região metropolitana de Firenze, em 15 de abril de 1452, filho de ser Piero, um tabelião, e Caterina, uma camponesa. Foto: Possível casa de infância de Leonardo, em Anchiano

Em 1469, com apenas quatorze anos, ele já pinta tão bem que começa a trabalhar na famosa oficina de Verrocchio, onde aprende também a esculpir.

Se a carreira de Leonardo da Vinci está orientada para a pintura, o seu interesse, a sua ânsia de investigação e conhecimento, não se limita a ela. Enquanto atende a pinturas devocionais, dedica-se à música e constrói seus próprios instrumentos, observa fenômenos naturais, estuda o comportamento dos animais, principalmente das aves, imagina obras de canalização de cursos d'água, projeta fortificações e máquinas de guerra. Tudo através do desenho, que para ele é a ferramenta fundamental para a investigação da realidade e o principal meio de expressão do seu pensamento. Porém, a curiosidade, a pesquisa, a necessidade de experimentação o levam a certa inconstância em suas atividades.

1473 é o ano do seu primeiro desenho, a Paisagem do vale do Arno.

Em 1482, aos 30 anos, a convite de Ludovico Sforza, ele se muda para Milão.  Ao chegar, ele surpreendeu a corte milanesa tocando sua lira de prata, e apresenta ao duque uma carta declarando-se pronto para projetar para ele armas, máquinas de guerra, obras arquitetônicas de todos os tipos, sistemas de irrigação e recuperação, mas também obras esculturas em mármore e bronze, pinturas sobre qualquer tema.

Ludovico, portanto, oferece-lhe consideração, estabilidade econômica e a possibilidade de experimentar qualquer área por dezoito anos. Para o Moro e sua corte cria arquitetura efêmera para festas e banquetes, desenha figurinos, projeta obras de engenharia civil e sistemas de fortificação, realiza um grande monumento equestre.

A Última Ceia ou o Cenáculo, de Leonardo da Vinci

No entanto, é no campo da pintura que deixa a sua marca mais evidente, dedicando-se aos retratos, grandes retábulos e, sobretudo à decoração do refeitório do Convento de Santa Maria delle Grazie, iniciada em 1495. A Última Ceia ou o Cenáculo, grande pintura mural (4,60 por 8,80 m), concluída em 1497, representa o célebre episódio evangélico da última ceia, momento em que Cristo celebra a Páscoa judaica com os seus discípulos e que abre o dramático capítulo da Paixão. Esta obra-prima, das poucas que o artista consegue concluir, desperta desde logo a admiração de quem a vê.

Em 1499, ele deixa Milão e passa um período em Mantova, na Lombardia,  onde pinta dois retratos de Isabella d'Este.

Em 1500, muda-se para Veneza e depois retorna a Firenze. 

Em 1502, ele pinta o icônico retrato da Mona Lisa, a pedido de seu marido, um rico florentino. Ele se colocou a serviço de Cesare Borgia como engenheiro e arquiteto e o acompanhou em suas campanhas militares na Romagna. Estuda fortificações e máquinas de guerra.

Em 1503, a República contrata Leonardo para pintar A Batalha de Anghiari no Palazzo Vecchio.

Em 1508, ele retorna a Milão e passa a estudar anatomia e geologia.

Em 1513, ele parte para Roma, onde permanecerá por três anos para estudar matemática e ciências.

Entre 1513 e 1515, Leonardo pinta para Giuliano de' Medici, seu patrono, o retrato que ficaria famoso. Isabella Gualandi é retratada, uma dama napolitana ligada aos Medici. Segundo informações de Vasari, a pintura foi iniciada alguns anos antes como um retrato de Monna Lisa Gherardini, depois transformada.

Em 1514, executa os projetos de drenagem dos pântanos pontinos.

Em 1515, ele deixa a Itália e vai para a corte de Francisco I da França e recebe o uso do Château de Cloux em Amboise.

Em 2 de maio de 1519, aos 67 anos, morre  no Château de Cloux.

Curiosidade

Leonardo escrevia da direita para a esquerda e para ler seus manuscritos é necessário colocar um espelho na página. Provavelmente era um hábito adotado pelo artista para demonstrar sua habilidade ou um método para manter suas anotações longe de olhares indiscretos. Sua escrita é, no entanto, fluida, confiante e livre de erros. Essa habilidade é típica de quem usa as mãos direita e esquerda com facilidade.

Leonardo Da Vinci: Invenções

Leonardo: o grande engenheiro hidráulico. Um dos temas pelo qual Leonardo mais se apaixonou foi a água. Muitos de seus escritos, chamados códices, têm páginas inteiras dedicadas a esse elemento, como, por exemplo, o manuscrito Forster I, o manuscrito Hammer e o manuscrito Arundel. Existem muitas invenções e projetos relativos a este campo. Mas talvez a invenção mais conhecida sejam as eclusas para tornar navegável um rio ou um canal com grandes declives. Um exemplo desta invenção pode ser encontrado no Naviglio del Brenta que encontra uns bons 6 metros de altitude, entre a cidade de Stra e Veneza. Ali foram construídas eclusas e também uma ponte de guincho baseada nos modelos de Leonardo.

Obras mais importantes de Leonardo Da Vinci

Para Leonardo, a pintura é o espelho do mundo, do qual ele explora incansavelmente todos os aspectos, não se limitando a imitar seus fenômenos superficiais, mas, exercitando-o como um "discurso mental" filosófico, ele a experimenta como um instrumento de conhecimento da profundo estrutura da realidade.

Algumas Madonas, a Anunciação, o Retrato de Ginevra Benci e a Adoração dos Magos são do início do período florentino.

Já nestas primeiras obras é evidente qual será a grande inovação estilística de Leonardo: as figuras e a paisagem que as rodeia, assim como todas as outras áreas da pintura, não vivem uma vida pictórica autônoma mas, através de um claro-escuro muito sutil variações, fundem-se como se palpitassem na atmosfera colorida que recria a luz natural que as envolve.

Fonte: Studenti.it